19 de abril de 2022

Cacá, do galo, foi a cestinha do jogo (Juca Ferreira/Ituano Basquete)

Em ascensão, o Ituano Basquete venceu mais uma pela LBF 2022. Nesta terça, 19, o atual campeão bateu a Sodiê Doces/Mesquita/LSB por 79 a 70, no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), e agora é o quarto colocado.

O galo contou com a boa atuação do trio Mari Dias/Joice/Cacá, responsável direto por 58 pontos. Duplo-duplo de 17 pontos e 13 rebotes da ala/pivo, 18 pontos e 8 rebotes da veterana armadora e 23 pontos e 8 assistências da melhor armadora de 2021, que ficou com o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

A equipe do Locão James teve 20 pontos da pivô Brenda Barros, 18 da ala Mayara e duplo-duplo de 15 pontos e 12 rebotes da MVP da LBF 2021, Thayná.

Confira as estatísticas completas da partida

Mari Dias e Brenda Barros travaram bom duelo em Itu (Juca Ferreira/Ituano Basquete)

O rubro-negro agora soma 11 pontos e quatro vitórias em sete jogos (57,1% de aproveitamento), enquanto a Sodiê Doces/Mesquita/LSB tem 10 pontos, duas vitórias em oito jogos (25% de aproveitamento) e figura na sexta colocação.

Confira a classificação da LBF 2022

Bruno Guidorizzi promoveu uma alteração no time titular e escalou um Ituano mais baixo, com Schmauch no lugar de Gil, ao lado de Joice, Cacá, Tati Pacheco e Mari Dias. Novamente sem poder contar com a mexicana Diana Armas, poupada por dores no joelho direito, Raphael Zaremba, da Sodiê Doces/Mesquita/LSB repetiu as titulares da vitória de domingo, com Nazinha, Ray, Mayara, Thayná e Brenda Barros.

O galo abriu o placar, com Joice, de três, mas foram as visitantes que tiveram um ligeiro domínio por quase todo o primeiro período, até Joice virar novamente no estouro do relógio (17×16).

O segundo período mostrou as donas da casa mais ostensivas, com uma corrida 15-0 em três minutos que fez o galo disparar no placar para o intervalo (44×28).

Galo segue em ascensão, mas teve duas baixas nesta terça (Juca Ferreira/Ituano Basquete)

O Ituano seguiu controlando a vantagem no terceiro período, que foi vencido pela LSB, contando com duas bolas de três de Thayná e outra de Mayara pra fazer 18 a 16 na terceira parcial (60×46 total).

Sentindo o bom momento, as fluminenses foram para cima no último quarto, com Brenda e Thayná atacando no garrafão, enquanto Mayara contribuía do perímetro. Chegou a estar apenas um ponto atrás (66×65 total), a quatro minutos do final, mas Cacá e Tati, de três, trataram de esfriar a reação e conduzir o Ituano ao triunfo.

A vitória ituana, no entanto, teve dois percalços. No segundo período, Gil escorregou e saiu de quadra com dores no joelho esquerdo. Já no início do último quarto, foi a vez de Mari Dias torcer o tornozelo esquerdo ao apanhar um rebote. Ambas serão acompanhadas pelo departamento médico e deverão realizar exames para constatar o grau das lesões.


Aspas:

Cacá, armadora do Ituano Basquete e melhor da partida

“[A sensação de ser uma das destaques na primeira vitória em casa é] muito boa. Eu acredito que estamos vindo em uma crescente. Precisamos melhorar em alguns pontos, defensivos e ofensivos. Mas, com as vitórias, vamos evoluindo durante o campeonato.”

Bruno Guidorizzi, treinador do Ituano Basquete

“Foi muito legal e importante reencontrar a torcida, porque este foi um jogo difícil, a gente teve diversas dificuldades dentro da partida, principalmente com as lesões, e, nesse momento de dificuldade, a torcida estava lá empurrando a gente e incentivou para que alcançássemos a vitória, inclusive ficando para comemorar com a equipe nesse pós jogos.

A gente sabe da dificuldade que é uma liga, mas, com certeza, a equipe vem se entrosando mais, tem evoluído jogo a jogo e a sequência de vitórias, inclusive, motiva as meninas na certeza que o trabalho está sendo bem executado. Agora temos que avaliar junto com o departamento médico o que aconteceu com a Mari e com a Gil, para podermos traçar o plano de jogo para semana que vem.”


Próximos jogos: As duas equipes terão agora o Vera Cruz Campinas pela frente. Primeiro, a Sodiê Doces/Mesquita/LSB – que recebe o time campineiro no sábado, 23 (18h de Brasília, LBF LIVE). Já o Ituano Basquete viaja até Campinas na próxima quarta, 27 (19h30 de Brasília, LBF LIVE), quando os paulistas se enfrentam na Arena Concórdia.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.