Camargo durante o Jogo das Estrelas LBF 2018 (João Pires/Arquivo LBF)

Vice-campeão da LBF 2021, o Blumenau oficializou neste final de semana a saída do técnico João Camargo. A saída do comandante já era certa após a conquista do campeonato catarinense, em novembro, mas só foi confirmada neste sábado (4/12).

“O BFB/Blumenau anuncia de forma oficial, a saída do técnico João Camargo. Só nos resta agradecer por tudo que fez e faz pelo basquetebol brasileiro, e lhe desejar muito sucesso. Nosso projeto continua e em breve anunciaremos o novo comando técnico do BFB”, escreveu a nota publicada pelo clube em suas redes sociais.

Treinador na cidade catarinense por mais de três décadas e no comando do atual projeto desde 2002, Camargo também se pronunciou em seus perfis.

“Fim de um ciclo, ao longo dessa jornada maravilhosa quero agradecer a todos que partilharam dessa caminhada vitoriosa, não somente em títulos e conquistas, mas principalmente pela ajuda, companheirismo, aprendizado e com certeza pelas amizades cultivadas ao longo do tempo. Esse legado de respeito e consideração me enchem de alegria e orgulho. Muito obrigado a todos meus colegas de quadra, técnicos, árbitros, dirigentes, patrocinadores, meus queridos alunos (as) e em especial as (os) atletas maravilhosas que foram extremamente generosas e comprometidas. Mas principalmente agradecer a Bela Blumenau que me acolheu há algum tempo atrás e me proporcionou tudo que tenho e sou. Gratidão eterna a todos”, declarou o técnico, também auxiliar da seleção brasileira.

Instruindo a equipe na LBF deste ano (Vitor Bett/BFB Blumenau)

Camargo comandou Blumenau em todas as suas cinco participações na LBF, a primeira delas na segunda temporada da competição, em 2011/2012. O time catarinense teve um hiato de quatro anos fora da liga e retornou em 2016/2017, acumulando quatro participações seguidas desde então, sendo semifinalista em 2018 e subindo ao pódio com a inédita classificação à final deste ano, após campanha de superação nos Playoffs. Foram exatos 100 jogos do técnico no comando blumenauense, com 41 vitórias, que o projetaram a dois Jogos das Estrelas seguidos, em 2018 e 2019.

Em Santa Catarina, foi responsável pela construção da atual dinastia que a equipe ostenta, com a conquista de 11 títulos estaduais nos últimos 12 anos – são 18 em toda a história da equipe, que não perde uma partida do catarinense desde 2016. Blumenau também acumula múltiplos títulos da Copa de Santa Catarina e dos Jogos Abertos locais.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, as parcerias da Espaçolaser e da Patriani, e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.

Com a capitã Mariana Camargo e a medalha de prata na melhor campanha da equipe na história da LBF (Vitor Bett/BFB Blumenau)