21 de maio de 2022

Marquita Daniels passa pela marcação da ex-companheira, Thayná (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Vera Cruz Campinas e Sodiê Doces/Mesquita/LSB abriram o sábado (21) duplo da LBF 2022 com uma partida muito interessante na Arena Concórdia, em Campinas (SP). Reação no terceiro período e vitória da equipe da casa por 94 a 83, a quinta seguida das comandadas do treinador Alemão.

O jogo teve o duelo particular entre duas das principais cestinhas da temporada. De um lado, Thayná, ala carioca que foi a maior pontuadora do sábado, com 32 pontos, seguida por Tassia, ala/armadora paulista autora de 30 pontos na vitória da casa, com cinco bolas de três. Ambas registraram a maior eficiência (32), com a segunda levando o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

A partida também marcou o milésimo ponto de Thayná em três anos na liga. Em 48 jogos na carreira, a camisa 26 da Sodiê Doces/Mesquita/LSB registra a melhor média da história da LBF, com 20,9 pontos.

Duas coadjuvantes também tiveram marcas pessoais. Marquita Daniels, do Vera Cruz Campinas, fez valer a lei da ex e marcou 23 pontos em sua melhor partida no ano. Do outro lado, Nazinha, com 13 pontos, bateu seu recorde pessoal em três temporadas.

Confira as estatísticas completas da partida

Nazinha e Daniels tiveram marcas pessoais notáveis (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

O clube paulista tem 22 pontos na classificação, com 69,2% de aproveitamento. Já a Sodiê Doces/Mesquita/LSB chegou aos 17 pontos e tem a mesma campanha do Sport/Glória do Goitá, mas fica atrás pelos reveses nos confrontos diretos – ambos têm 30,8% de aproveitamento.

Confira a classificação da LBF 2022

O Vera Cruz foi à quadra com Beatriz, Yasmim, Tassia, Manu e Leticia. As titulares mesquitenses novamente foram Nazinha, Ray, Mayara, Thayná e Brenda Barros.

E as visitantes esquentaram primeiro na fria manhã campineira, liderando a primeira parcial após uma breve dianteira das donas da casa (20×22). Com uma defesa ajustada, a LSB seguia forçando as precipitações do ataque adversário e convertia bem as oportunidades no ataque, chegando a 8 pontos de vantagem no intervalo (34×42).

Tassia cresceu no segundo tempo, junto com o Vera Cruz Campinas (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

A bronca de Alemão no intervalo trouxe o Vera Cruz Campinas com outra postura no terceiro quarto. As atletas de Raphael Zaremba bem que tentaram defender a vantagem, mas Tassia teve 10 pontos seguidos para o time da casa, que virou com Daniels, de três (60×57). A parcial 33 a 16 tirou a diferença e ainda impôs nove de vantagem às paulistas antes do último período (67×58).

Com as rédeas da partida, o Vera Cruz seguiu contando com a consistência de Tassia, que anotou mais 10 pontos nos minutos finais. A Sodiê Doces/Mesquita/LSB buscou até o final, mas não foi capaz de recuperar o placar. Faltando pouco menos de dois minutos para o fim, Thayná teve a cesta, com falta, que a fez ultrapassar os mil pontos pela LBF.


Aspas:

Tassia, ala/armadora do Vera Cruz Campinas e melhor da partida

(Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

“Melhoramos muito nossa postura no jogo depois de um início complicado, conseguimos ajustar a marcação e organizar melhor nosso ataque. Foi uma grande vitória, em uma partida dura. Agora é descansar e depois já iniciar a preparação para o próximo jogo.”


Próximos jogos: O Vera Cruz Campinas tem novo compromisso na terça-feira, 24 (19h30, LBF LIVE), em casa, contra o Unisociesc/Blumenau. No dia seguinte, 25 (20h30, LBF LIVE), a Sodiê Doces/Mesquita/LSB joga também em casa, na Arena Sodiê, contra o Ituano Basquete.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.