12 de março de 2022

Yasmim é seguida pela ex-companheira Nascimento; ala/armadora foi destaque (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Voltando a contar com sua torcida pela LBF e estreando o treinador Sidney Coppini, o Alemão, o Vera Cruz Campinas começou bem a temporada e venceu neste sábado (12) a Pró-Esporte/Sorocaba por 97 a 62, no ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP).

O campeão brasileiro de 2018 contou com uma boa partida da ala Yasmim, cestinha do confronto com 22 pontos e vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida ao terminar com 6 rebotes, 5 assistências e 27 de eficiência, sua melhor performance em sete temporadas na liga.

Duas estreantes pelo Vera também contribuíram significativamente para o triunfo. A armadora Beatriz saiu de quadra com 18 pontos e 6 roubos de bola, enquanto a pivô Dry teve 16 pontos e 6 rebotes. Tassia quase anotou um duplo-duplo, com 13 pontos e 9 rebotes.

Nonato foi a cestinha sorocabana na estreia da temporada (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Pelo lado da Pró-Esporte, Jennifer Nonato marcou 17 pontos, com 10 rebotes e 21 de eficiência. A capitã Aruzha fez 15 pontos e 9 assistências, enquanto a estreante Nascimento, ex-Vera Cruz, teve duplo-duplo de 10 pontos e 11 rebotes.

Confira as estatísticas completas da partida

A terceira partida da temporada e a mais movimentada até aqui começou com as visitantes mais à vontade, abrindo 7 a 0 nos primeiros dois minutos e dominando a dianteira até o minuto final do primeiro período, quando a reação do Vera Cruz culminou com a virada nas mãos de Beatriz, com uma bola de três para fechar a primeira parcial (22×19).

No segundo quarto, as campineiras passaram a imprimir seu ritmo de defesa forte e transição, sufocando o ataque da Pró-Esporte, que passou mais de cinco minutos sem pontuar, vendo as donas da casa se distanciarem no placar para o intervalo (51×34).

Estreando no comando do Vera Cruz, Sidney Coppini manteve a tática ofensiva no terceiro período, com Yasmim convertendo três bolas do perímetro na nova vitória parcial que ampliou ainda mais a vantagem geral (73×50). A blitz campineira seguiu até o fim, sacramentando a larga vitória por 35 pontos.


Aspas:

Yasmim, ala do Vera Cruz Campinas e melhor jogadora da partida

(Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

“Foi um jogo muito especial para mim. Pude fazer uma grande partida, com a ajuda das minhas companheiras e, graças a Deus, conseguimos sair com a vitória nessa estreia. Fico muito feliz pelo meu rendimento individual, mas ainda mais feliz pela vitória. Estamos nos esforçando muito, treinando demais e o resultado é o fruto desse trabalho. Agora é continuar firme, porque no próximo domingo já temos outro jogo difícil, contra (o SESI) Araraquara.”

Aruzha Michaski, armadora e capitã da Pró-Esporte/Sorocaba

“Fizemos um começo de jogo muito bom, equilibrado, aproveitando bem as bolas. No segundo quarto, elas conseguiram abrir e tivemos que correr atrás o jogo inteiro, contra uma equipe bem treinada e que se conhece bem. Senti que o nosso time estava ansioso, foi também o primeiro jogo de algumas, e isso fez que cometêssemos erros. Mas podemos consertar isso nos treinos e creio que iremos melhorar durante o campeonato.”


Próximos jogos:  A Pró-Esporte/Sorocaba joga novamente na próxima quinta-feira, dia 17 (19h30), também fora de casa, contra o BAX Catanduva, no ginásio Anuar Pachá, em Catanduva-SP.

O Vera Cruz Campinas volta à quadra no dia 20 (14h, LBF LIVE), também fora de casa, contra o SESI Araraquara, no interior paulista.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.