4 de junho de 2022

Monteiro e Gil foram bem neste sábado (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

O Ituano Basquete conquistou sua oitava vitória na LBF 2022 neste sábado, 4. Jogando em casa, no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), o rubro-negro derrotou o Vera Cruz Campinas por 71 a 66 e quebrou a sequência de sete vitórias do adversário, iniciada no final de abril e justamente no primeiro encontro das equipes neste ano.

O galo contou com a atuação incisiva do trio Cacá (19 pontos), Gil (16 pontos/5 assistências) e Raphaella Monteiro (16 pontos/11 rebotes), responsável direto por 51 pontos, ou 72% do ataque no jogo. Com o duplo-duplo, a ala terminou como a mais eficiente (18) entre as três para receber seu segundo troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida em apenas três ocasiões.

Do lado azul do duelo, Manu de Oliveira foi a cestinha do jogo, com 25 pontos e 11 rebotes em sua melhor atuação na temporada. Aniversariante do dia, Licinara completou 23 anos contribuindo com outros 16 pontos, vindos do banco.

Confira as estatísticas completas da partida

Manu teve a melhor atuação de sua temporada de estreia na LBF (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

A vitória faz o Ituano alcançar os 24 pontos na tabela e voltar aos 50% de aproveitamento, com 8 vitórias em 16 jogos. Melhor posicionado, o Vera Cruz Campinas somou mais um, chegou aos 27 e tem 68,8% de aproveitamento, com 11 vitórias em 16 jogos.

Confira a classificação da LBF 2022

Bruno Guidorizzi escalou o Ituano com Débora, Cacá, Tati Pacheco, Raphaella Monteiro e Gil.

Sem Tassia (pulso) e a norte-americana Marquita Daniels (problema na mão), Sidney Coppini escalou o Vera Cruz com Beatriz, Yasmim, Manu, Iza Sangalli e Leticia.

O time campineiro, que nesta sexta comemorou quatro anos do título da LBF conquistado em 2018, começou melhor na partida, controlando o primeiro período, vencido por 18 a 16.

Aniversariante, Licinara teve 16 pontos (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

O time da casa seguia com dificuldades no segundo quarto, quando demorou quase três minutos para pontuar e viu o adversário abrir 13 pontos (20×33). Mas, ainda antes de ir ao intervalo, o galo ligou o modo turbo e terminou com uma corrida 17-2 para ir ao intervalo em vantagem (37×35).

Definitivamente no jogo, as rubro-negras seguiram com eficiência no terceiro, protegendo a liderança após 30 minutos (59×53). Faltando oito e quinze pra terminar, Licinara trouxe o jogo para dois pontos (59×57), mas Monteiro teve 4 pontos seguidos e o Ituano deixaria a diferença em duas posses até o cronômetro zerar.


Aspas:

Monteiro, ala do Ituano Basquete e melhor da partida

(Nathane Agostini/Ituano Basquete)

“A gente começou muito ansiosa, finalizando muitas bolas precipitadas e, na segunda parte, a gente conseguiu finalizar bolas mais precisas e bolas em que as jogadoras estavam mais livres. Sabíamos que ia ser um jogo difícil e viemos para cá para ganhar. Fomos guerreiras, lutamos muito, a vitória foi merecida.

[O momento que definiu a vitória] acho que foi no segundo quarto, quando a gente começou a querer mais do que elas, porque no primeiro tempo elas estavam querendo mais do que a gente e, em um jogo em casa, não dá para ser assim. A gente voltou com outra atitude no segundo tempo e acho que foi isso que fez a diferença.”


Próximos jogos: O Ituano Basquete volta a jogar na quarta, 8 (19h30, LBF LIVE), em casa, contra o Sport/Glória do Goitá.

No dia seguinte, 9 (19h30, LBF LIVE), o Vera Cruz Campinas recebe o Santo André na Arena Concórdia, em Campinas/SP.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.