A 10ª edição da LBF CAIXA vai começar no domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com o duelo paulista entre Ituano Basquete e Santo André/Apaba. A bola sobe às 15 horas (horário de Brasília), no ginásio municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP). Além do jogo de estreia, o Departamento Técnico da Liga de Basquete Feminino divulgou nesta quinta-feira (27/2) todas as datas do primeiro turno da competição.
Vera Cruz Campinas e Pró-Esporte/ Sorocaba debutam em 12 de março (19 horas), em Campinas (SP). No dia seguinte, às 19h30, é a vez do atual campeão Sampaio Basquete receber, em São Luís (MA), o SESI Araraquara.
Blumenau inicia sua campanha em 15 de março (15h), fora de casa, contra o Vera Cruz Campinas. Última equipe a estrear, a Sodiê Doces/LSB RJ entra em quadra no dia 18 de março (19h) para enfrentar o Santo André/Apaba no Rio de Janeiro (RJ).
Clique aqui e confira as datas do 1º turno!
Como nos últimos dois anos, o campeonato terá transmissão WEB via LBF LIVE, plataforma exclusiva da competição gerenciada pela TV NSports. Informações completas sobre transmissão de TV serão divulgadas nos próximos dias.
Outros duelos de destaque
A primeira reedição das últimas duas finais acontece já em 21 de março (17h30), quando os mais recentes campeões Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas medem forças no Maranhão, no que também promete ser o primeiro reencontro de Melisa Gretter, agora boliviana, com sua ex-equipe.
Protagonistas da série quartas de final mais emocionante de 2019, decidida a apenas 0,2 segundo do fim da prorrogação do jogo 3, SESI Araraquara e Santo André/Apaba se encontram em 1º de abril (19h), no Gigantão.
Uma semana depois (8/4, 19h30), a equipe do ABC paulista joga pela primeira vez em seu ginásio, que recebe novo nome para a temporada: agora é Laís Elena, em homenagem à histórica ex-jogadora e ex-treinadora, falecida em 2019.
A última decisão paulista entre Ituano e Vera Cruz Campinas ganha novo confronto em 11 de abril, quando ambos duelam no ginásio da Ponte Preta às 17 horas. O primeiro turno termina em 16 de abril (20h), com o jogo entre Blumenau e SESI Araraquara em Santa Catarina.
Na primeira fase, todos se enfrentam em turno e returno. Nas quartas de final, serão quatro confrontos em séries melhores de três partidas (1º contra o 8º; 2º contra o 7º; 3º contra o 6º; e 4º contra o 5º), com vantagem de quadra para as equipes de melhor campanha. A fase semifinal também acontecerá entre três jogos, enquanto a grande decisão receberá cinco partidas para definir o campeão de 2020.
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para organizar a LBF CAIXA. A competição tem a Wilson como marca esportiva oficial e a TV NSports como parceiro de mídia.
LBF CAIXA 2020 – Estreias (em negrito)
8/3 (domingo) – 15h – Ituano Basquete x Santo André/Apaba
12/3 (quinta-feira) – 19h – Vera Cruz Campinas x Pró-Esporte/Sorocaba
13/3 (sexta-feira) – 19h30 – Sampaio Basquete x SESI Araraquara
15/3 (domingo) – 15h – Vera Cruz Campinas x Blumenau
18/3 (quarta-feira) – 19h – Sodiê Doces/LSB RJ x Santo André/Apaba