22 de março de 2022

Molina na cerimônia de encerramento da LBF CAIXA 2018 (João Pires/Arquivo LBF)

Em votação unânime, Ricardo Molina foi eleito para um novo mandato à frente da Liga de Basquete Feminino. O pleito foi realizado nesta segunda-feira, 21, através de videoconferência que teve a presença de representantes de dez dos onze clubes filiados, além da presidente da comissão de atletas da LBF, Mariana Camargo.

A chapa única da eleição, intitulada Respeito ao Basquete Feminino e composta também pelo vice-presidente Valter Ferreira, assumirá o novo mandato em 26 de maio para o quadriênio que terminará em 25 de maio de 2026.

A solenidade, conduzida pelo consultor jurídico da LBF, Dr. Leonardo Andreotti e presidida pela representante do Vera Cruz Campinas, Rébeca Valente, também elegeu novas cadeiras para os conselhos da entidade, cujos mandatos terão o mesmo período da presidência.

O conselho de administração será composto por Arilza Coraça (Santo André, reeleita) e Antonio Carlos Vendramini (Vera Cruz Campinas) como membros efetivos, com Mauro Bassoli eleito como conselheiro independente. Conforme o estatuto social da LBF, também compõem o administrativo representantes das comissões de atletas e dos treinadores da liga.

O conselho fiscal da LBF terá como titulares Bárbara Honório, a Babi, ex-armadora do Vera Cruz Campinas-SP; Yago Daltim, supervisor do BAX Catanduva-SP; e Emerson Coene, de Blumenau; como suplentes, foram eleitos Nathalia Vicentini, advogada do direito desportivo, e Edelberto Nery, supervisor da Sodiê Doces/Mesquita/LSB.

A liga também elegeu, pela primeira vez, um conselho de ética, que terá Clovis Haddad, Gilberto Oliveira (Ituano Basquete), Mariana Antonialli (advogada do direito desportivo e ex-atleta de basquete) e Aluísio Ferreira, o Lula (SESI Araraquara).

Valter Ferreira no lançamento da LBF CAIXA 2019 (Alexandre Carvalho/Arquivo LBF)

Presidente da LBF desde 2018, Ricardo Molina tem 44 anos e é empresário do setor de saúde com formação em gestão comercial e marketing. Anterior à liga, foi gestor do basquete em Americana por dez anos, comandando o clube que segue como o maior campeão da história da LBF, com quatro títulos em sete temporadas.

“Quero agradecer a todos que nos últimos quatro anos estiveram com a gente: ao Valter, que age como um verdadeiro vice-presidente, nos ajudando a tomar decisões. Ao conselho de administração, conselho fiscal, comissão de atletas e dirigentes. À nossa equipe de trabalho; somos poucos, mas trabalhamos com afinco, responsabilidade, buscando os melhores resultados e sabendo que precisamos seguir evoluindo”, diz Molina, que acrescenta:

“Este novo mandato terá o mesmo empenho de quando começamos, anos atrás. Vejo a governança da LBF com muita tranquilidade. Uma entidade estruturada, a caminho de uma profissionalização, com uma maior maturidade das equipes; estamos em um patamar muito mais avançado do que quando começamos. Hoje eu vejo aquilo que sempre prezei no basquete. Sinto a LBF pronta para que outras presidências possam vir e dar continuidade ao trabalho. Só assim a gente consegue crescer e se desenvolver ainda mais”, finaliza Molina.

Valter Ferreira tem 62 anos e é empresário. Por dois anos, administrou o Sport Recife, conquistando o título da LBF em 2013, e também esteve à frente do América de Recife por outras duas temporadas.

“Fiquei muito feliz com mais estes quatro anos na LBF ao lado do presidente Molina. Quando assumimos, no primeiro mandato, sabíamos das dificuldades que teríamos pela frente e fomos com muita vontade e coragem construir o que a LBF é hoje. Os próximos quatro anos também não serão fáceis, mas acreditamos no que nos propusemos a fazer. Ter uma equipe na retaguarda com muita vontade e dedicação pelo que faz é muito gratificante. Obrigado a todos os clubes e filiados por nos aprovarem mais uma vez”, diz Valter.

Nos últimos quatro anos, Molina e Ferreira capitanearam a reestruturação organizacional da LBF, devolvendo independência e protagonismo aos clubes filiados e contribuindo para seu amadurecimento. Como resultado do trabalho baseado em Planejamento, Transparência e Contrapartida, a entidade trouxe inovações e conquistou certificações, como da Secretaria Especial do Esporte, para receber recursos públicos via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE),  e da ISO 9001:2015, com um sistema de gestão de qualidade que padroniza os processos internos da entidade – sendo a única do basquete nacional a obter a recomendação. Somou novos e importantes parceiros comerciais e levou a modalidade de volta à televisão aberta, com os jogos aos domingos na TV Cultura.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.