4 de julho de 2022

Glenda sobe para arremessar (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

Não faltou emoção na decisão das quartas de final entre Santo AndréItuano Basquete, pela LBF 2022. A série entre dois campeões da liga foi resolvida nos segundos finais, com a vitória andreense sobre o galo por 80 a 72, no ginásio Laís Elena, em Santo André (SP), e a classificação para a semifinal.

A equipe do treinador Rafael Souza contou com 22 pontos de Sassá, cestinha da partida, 16 de Evelyn Larissa – que novamente substituiu Jaqueline à altura -, e um duplo-duplo da armadora Lays, autora de 14 pontos e 10 assistências e vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida pelo segundo jogo seguido, com 26 de eficiência.

O Ituano, que esteve atrás por boa parte do tempo e chegou a encostar no final, teve Gil e Raphaella Monteiro como principais expoentes, com 15 pontos, cada. A ala também teve 10 rebotes e Tati Pacheco foi outra rubro-negra a sair de quadra também com um duplo-duplo: 12 pontos e 12 rebotes.

Confira as estatísticas completas da partida

Monteiro e Sassá travaram grande duelo na série (Miriam Rosenberger/AD Santo André)

A derrota decretou o fim da defesa do título pelo Ituano, campeão da última edição. Classificado, Santo André terá na semifinal o Sampaio Basquete, que fez 2 a 0 contra o Sport/Glória do Goitá – o confronto será uma reedição de uma das meias finais de 2019, ano em que o tricolor maranhense avançou em dois jogos e conquistou o bicampeonato.

Confira o chaveamento dos Playoffs da LBF 2022

Nenhuma alteração nas equipes que entraram em quadra nos jogos 1 e 2. Bruno Guidorizzi escalou o Ituano com Débora, Cacá, Tati Pacheco, Raphaella Monteiro e Gil. Rafael Souza escalou Santo André com Lays, Ariadna, Evelyn Larissa, Sassá e Glenda.

E Santo André repetiu sua intensidade do jogo anterior e foi melhor desde o começo. Sassá converteu três das quatro bolas de três andreenses do primeiro período, que foi quase similar ao jogo 2 – 23 a 11 para as donas da casa. Um segundo quarto mais equilibrado levou para o descanso a mesma diferença inicial de 12 pontos (37×25).

Fim do sonho do bi para o Ituano de Bruno Guidorizzi (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

O time azul e amarelo defendeu sua vantagem no terceiro período (53×42 após 30 minutos), mas viu o galo reagir nos minutos finais. Sem opção a não ser ir para cima, o rubro-negro reduziu a diferença, puxado pela dupla Débora e Monteiro, e chegou a ficar apenas dois pontos atrás, quando Tati Pacheco converteu duas bolas a pouco mais de três minutos para o fim (63×61).

Mas outras duas bolas de fora do outro lado, anotadas por Evelyn e Lays, mantiveram Santo André na frente e com fôlego para suportar a pressão e confirmar a classificação para mais uma semifinal de LBF.

Lays vibra com troféu de MVP (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)


Aspas:

Sassá, ala/pivô do Santo André

“O nosso time mereceu muito, pois o grupo vem trabalhando muito por isso. E, estou muito feliz pela equipe e pelo trabalho que estamos desempenhando.”

Bruno Guidorizzi, treinador do Ituano Basquete

“Apesar da entrega da equipe durante todo campeonato e playoffs, não conseguimos ser consistentes, principalmente nos últimos jogos e fomos eliminados por uma equipe que teve muitos méritos e foi melhor que nós nas partidas decisivas.”


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.