Paixão, Érika, Patty e Alana serão da Bolívia em 2022 (Montagem sobre imagens da FIBA)

20 de dezembro de 2021

Investir pesado é a ordem no Sampaio Basquete. Após anunciar o retorno da MVP das finais 2019, Tainá Paixão, o tricolor confirmou a contratação de mais quatro reforços, três deles com presença frequente na lista de convocadas para a seleção brasileira.

Duas vezes campeã (2018 e 2021) e terceira maior cestinha da história da LBF, com 2.255 pontos em 198 jogos, a ala Patty deixou o Ituano Basquete para assinar com o tubarão. Nesta temporada, foi quatro vezes vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida e a cestinha do galo na campanha do título, com 16,1 pontos de média em 21 partidas – 5ª melhor marca da competição.

Outra que foi campeã da liga neste ano pelo galo e que reforça o tubarão é Alana Gonçalo. A MVP das Finais de 2021 e Revelação em 2019 defende atualmente o Club La Salle Melilla, da Espanha, e deverá desembarcar em São Luís ao fim da temporada europeia. Em duas temporadas na LBF, a armadora de 27 anos e 1,66m acumula 11,7 pontos de média em 41 partidas nas passagens por Ituano e Santo André/Apaba.

Alana, Érika e Patty foram campeãs da última LBF pelo Ituano Basquete (Savio James/Divulgação LBF)

O Sampaio também acertou a contratação da experiente Érika de Souza, que também está na Espanha, mas defendendo o CB Jairis. A pivô de 1,97m e 39 anos foi um dos destaques da LBF 2021, entrando para o quinteto ideal da competição, representando o campeão Ituano. Cinco vezes MVP GOL no ano – incluindo o jogo do título -, liderou a temporada em rebotes (11,7) e teve duplo-duplo de média na temporada, com 12 pontos por jogo em 13 oportunidades. Também liderou a liga em tocos (1,2) e rebotes ofensivos (4). Érika tem 90 jogos em 6 temporadas na história da liga, com 13,5 pontos e 10,6 rebotes de média nas passagens por Sport, América-PE, Uninassau/Cabo de Santo Agostinho e Ituano.

O mais novo nome anunciado é o de Gabriela Guimarães. Assim como Patty, a ala/pivô de 1,80m e 25 anos estava no Ituano Basquete, com o qual disputou o último paulista. Antes, neste ano, jogou a LBF pelo Vera Cruz Campinas, entrando em quadra por 13 vezes, com médias de 13,5 pontos e 8,5 rebotes. A exemplo de Érika, a atleta jogaria a LBF 2020 pelo tubarão e chegou a entrar em quadra na edição cancelada pela pandemia de covid-19.

O grupo tricolor terá o comando de Rodrigo Galego, ex-assistente técnico da equipe masculina do Flamengo e primeiro técnico brasileiro da história do clube.

Gabriela em ação pelo Vera Cruz Campinas na LBF 2021 (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)