9 de maio de 2022

Vitória teve mais uma atuação sólida na LBF 2022 (Vitor Bett/BFB Blumenau)

Abrindo a semana da LBF 2022, o Unisociesc/Blumenau. chegou à terceira vitória seguida. Em casa, o clube catarinense derrotou o Sport/Glória do Goitá por 72 a 59, no ginásio Galegão, em Blumenau/SC, com boas atuações de Vitória Marcelino e da estreante Maria Paula Albiero.

Foram 16 pontos e 11 rebotes da ala/pivô, que teve seu quinto duplo-duplo em cinco jogos na temporada e levou seu  terceiro troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, com 26 de eficiência.

Já a armadora de 23 anos e 1,73m, vinda do basquete universitário norte-americano, teve 15 pontos, 6 rebotes e 5 assistências em sua primeira partida como profissional. Aniversariante do dia, Leila fez 31 anos somando 14 pontos para o Unisociesc/Blumenau.

Casanova marcou 15 pontos, com 7 assistências, e Karen deu mais 14 pontos ao Sport, que não contou com a pivô Barbara (lesão no pescoço) pelo segundo jogo seguido.

Confira as estatísticas completas da partida

Karen no ataque para o Sport (Vitor Bett/BFB Blumenau)

Com a segunda vitória no ano sobre o adversário (67 a 50 para as catarinenses em março, no Recife), o Unisociesc/Blumenau voltou ao terceiro lugar na classificação, com 17 pontos e 7 vitórias (70% de aproveitamento), enquanto o Sport/Glória do Goitá tem um ponto a menos e duas partidas a mais, na sexta posição (40% de aproveitamento).

Confira a classificação da LBF 2022

Maria Paula começou como titular na equipe catarinense, ao lado de Leila, Vitória, Sil e Tati Castro. Karina Jacob (joelho) e Kaw (tratamento de saúde não especificado) foram desfalques, além de Mariana (joelho, fora da temporada).

O Sport de Dornelas repetiu o quinteto vencedor no sábado, com Casanova, Karen, Maira Horford, Nicolle Chirinda e Maria Carolina.

Albiero inaugurou o marcador e o primeiro período em Blumenau foi de bastante equilíbrio e vantagem mínima pernambucana (14×15). O panorama seguiu nos dez minutos seguintes, com ligeira dianteira rubro-negra, por trás do bom desempenho de Maira Horford e de duas cestas seguidas de Isinha, que levaram o time ao intervalo com dois pontos na frente (30×32).

Maria Paula ouve instruções de Bruna Rodrigues. Armadora teve ótima estreia profissional (Vitor Bett/BFB Blumenau)

Blumenau passou a controlar o jogo no terceiro período, quando Maria Paula mostrou personalidade ao conduzir o ataque. Letícia Santos veio bem do banco, com 7 pontos, ajudando o clube catarinense a vencer a parcial, apesar do esforço de Casanova do outro lado para manter o Sport no páreo (52×46 após 30 minutos).

Entrando no quarto final com seis de vantagem, as comandadas de Bruna Rodrigues se revezaram bem no ataque para consolidar a vitória blumenauense. Vitória, Luana, Albiero e Leila apareceram no momento decisivo e fizeram o time disparar no placar e decretar o resultado da partida.


Aspas:

Leila, ala do Unisociesc/Blumenau e aniversariante do dia

(Vitor Bett/BFB Blumenau)

“Começamos o jogo devagar, no primeiro tempo, aí quando conseguimos encaixar melhor a defesa, convertemos bolas mais fáceis e abrimos uma vantagem. Agora é treinar pra conseguirmos um entrosamento melhor, coisas que vamos corrigindo no treinamento. Mas foi um bom resultado para as nossas pretensões de subir na tabela.”


Próximos jogos: Os dois terão pela frente as duas melhores equipes da temporada até o momento.

No sábado, 14 (11h30, TV Cultura), o Unisociesc/Blumenau recebe no Galegão o Sampaio Basquete.

Após a série fora de casa, o Sport/Glória do Goitá volta ao Recife e tem seu próximo compromisso no dia 20 (19h30, LBF LIVE), no ginásio Marcelino Lopes, contra o SESI Araraquara.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.