Final inédita colocará frente a frente diversos destaques da temporada

A final inédita da décima temporada da Liga de Basquete Feminino, entre Ituano Basquete e KTO/Blumenau, começa neste domingo (15), a partir das 14 horas, com transmissão ao vivo da TV Cultura, no ginásio Ditinho Xavier, em Itu (SP), sem a presença do público geral.

Após duas campanhas que terminaram nas quartas de final, o Ituano Basquete decide o campeonato pela primeira vez desde que chegou à liga, em 2018.

Para isso, foi o líder da fase de classificação, com 10 vitórias em 14 jogos, e passou por AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva (2 a 0 nas quartas) e Vera Cruz Campinas (2 a 0 nas semis) nos Playoffs, com uma campanha invicta em quatro jogos.

Galo quer coroar temporada ideal (Juca Ferreira/Ituano Basquete)

Jogando sua quinta temporada nacional, o KTO/Blumenau também faz neste ano a sua melhor campanha, superando 2018, quando foi semifinalista e terminou na quarta posição.

Após terminar a primeira fase na sétima e penúltima colocação, com 6 triunfos, o grupo catarinense cresceu de produção na pós-temporada regular, eliminando SESI Araraquara (2 a 0 nas quartas) e Sampaio Basquete (2 a 0 nas semis) com campanhas perfeitas.

Alana Gonçalo, o grande nome ituano nas semifinais, com médias de 21,5 pontos, 6,5 assistências, 5 rebotes e 25,5 de eficiência contra o Vera Cruz Campinas, falou em coletiva virtual nesta sexta-feira (13) sobre a expectativa de sua primeira decisão de LBF:

“É um momento especial pra minha carreira e também para todo mundo aqui no Ituano. A ansiedade faz parte da vida de uma atleta. A gente está um pouco acostumada a trabalhar com isso, embora seja a primeira final. Fico um pouco mais tranquila quando venho para a quadra, para treinar bem, se sentir bem e mais confiante pro jogo”, disse a armadora.

Em sua primeira temporada no comando do galo, Bruno Guidorizzi falou sobre a euforia da cidade com a decisão.

“A gente sente aqui na cidade de Itu a expectativa e o quanto a cidade vibra com o basquete feminino, apesar da ausência do público no ginásio. É uma cidade que desde o começo abraçou a modalidade, me lembro de quando inauguraram a quadra, eu estava do outro lado e senti toda essa alegria e euforia. É um grande prazer estar fazendo parte desse projeto. A gente trabalhou bastante para isso, para chegar nesse momento, então é saber administrar. Dosar o descanso, com treinamento, com scouting e se preparar bem para os jogos vai fazer com que a gente tenha uma final bem bonita”, diz o treinador, que também faz a sua primeira decisão de LBF.

Duelo entre Alana e Cacá, que têm se destacado nos Playoffs, será um dos atrativos das finais (Juca Ferreira/Ituano Basquete)

Do lado azul da final, Cacá e o técnico João Camargo também falaram sobre a classificação inédita do time catarinense para as finais.

“Tudo o que a gente passou nessa temporada, temos usado como força para conseguir vencer na final. A gente tem que fazer tudo o que tem sido feito, foi isso que nos trouxe até a final. Também temos que acrescentar algumas coisas, porque o adversário é diferente, e reforçar o que o Camargo falou: confiar no processo, pois isso nos trouxe até aqui e eu tenho certeza que a gente pode conseguir esse título para Blumenau”, disse a armadora, que faz a sua melhor temporada na liga desde 2010, comandando a equipe em assistências (6,4 por jogo).

Treinador da equipe em todas as cinco participações na liga, desde 2011, Camargo acrescenta:

“É um privilégio estar na final. É um feito que nos enche muito de orgulho, muito mesmo. Nós estamos muito felizes por termos chegado. Acreditávamos desde o primeiro dia e eu falo sempre para elas (as jogadoras): acreditem no processo. Isso nos fortalece enquanto equipe. Chegar à final é um prêmio; a primeira vez que a cidade de Blumenau, o estado de Santa Catarina e o sul do Brasil têm uma equipe na decisão da Liga de Basquete Feminino é um motivo de orgulho para todos nós, mas agora já passou também. Para nós, o foco total é contra a forte equipe de Itu e vamos fazer de tudo para conquistarmos a vitória e o título inédito para Santa Catarina”, declarou Camargo.

Resiliência tem sido a grande virtude do KTO/Blumenau na temporada (📸 Ronald Felipe/Sampaio Basquete)

Paulistas e catarinenses abrem a série melhor de cinco jogos neste domingo. O jogo 2 acontece dois dias depois, na terça-feira (17), às 19h30, também em Itu, com transmissão online pela LBF LIVE na TV NSports. No domingo (22), a série viaja para Santa Catarina, onde as equipes voltam a se enfrentar às 14 horas (TV Cultura), no ginásio Galegão, em Blumenau.

Se necessários, os jogos 4 e 5 estão marcados para os dias 24 (18h, TV Cultura), em Blumenau (SC), e 29 (14h, TV Cultura), em Itu. Dono da melhor campanha na fase de classificação, o Ituano Basquete terá vantagem de mando de quadra na decisão.

Na fase de classificação, as equipes dividiram os dois jogos, vencendo fora de casa: 73 a 62 para o Ituano Basquete, em Santa Catarina, e 78 a 63 para o KTO/Blumenau, em São Paulo.

No retrospecto entre as equipes, no entanto, a vantagem é blumenauense: são quatro triunfos em seis jogos desde 2018. Em Itu, foram dois triunfos catarinenses em três oportunidades.

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, as parcerias da Espaçolaser e da Patriani, e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.

FINAIS LBF 2021

* Série melhor de CINCO jogos

(#1) Ituano Basquete x KTO/Blumenau (#7)

Jogo 1 – 15/8, 14h, TV Cultura

Ginásio Ditinho Xavier, Itu-SP

Jogo 2 – 17/8, 19h30, LBF LIVE (TV NSports)

Ginásio Ditinho Xavier, Itu-SP

Jogo 3 – 22/8, 14h, TV Cultura

Ginásio Galegão, Blumenau-SC

*Se necessário: Jogo 4 – 24/8, 18h, TV Cultura

Ginásio Galegão, Blumenau-SC

*Se necessário: Jogo 5 – 29/8, 14h, TV Cultura

Ginásio Ditinho Xavier, Itu-SP