LBF
OPINIÃO: SAMPAIO E VERA CRUZ TEM A FORÇA
As semifinais da LBF 2019 reafirmaram a força de Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete, finalistas da edição 2018 e detentores das melhores campanhas da fase classificatória desse ano.
O Sampaio Basquete garantiu sua vaga na final primeiro ao derrotar Santo André nas semifinais por 2 a 0.
Se no jogo 1, fora de casa, o Sampaio teve dificuldade em alcançar a vitória por 59 a 61, o jogo 2 trouxe o calor da torcida maranhense e o clube sufocou Santo André em um incontestável 75 a 42.
Os dois jogos tiveram um trio como destaque do Sampaio, composto pela ala-armadora Tainá Paixão, a ala Raphaella Monteiro e a pivô Clarissa.
Mas o Tubarão tem um elenco equilibrado e uma capacidade de revezamento maior, com Tati, Vitória, Letícia, Maria Carolina, Leiva, Jackson e Scaife, que podem fazer a diferença na grande final.
Do outro lado, mais uma vez o Vera Cruz conseguiu uma virada que parecia improvável.
No jogo 1, a vitória do Uninassau por 65 a 51 parecia confirmar o momento ascendente das pernambucanas (especialmente da dupla Érika e Starling) e o esgotamento das campineiras.
Jogando em casa no segundo encontro, sem Ariadna, o Vera Cruz ressurgiu com uma vitória por 68 a 59, construída com grande atuação da Nádia, mas também com um comando impecável de Gretter, bastante segurança de Patty e Babi e dedicação defensiva de Êga.
No terceiro jogo, esses mesmos destaques foram capazes de suprir a ausência de Nádia, com boa participação ainda de Jeanne, e anularam uma desgastada Érika para fechar o jogo em 73 a 67 e a série em 2 a 1.
A competição agora terá uma interrupção para a disputa dos Jogos Pan-Americanos e retorna já com a disputa da grande final.
O Sampaio cedeu à seleção brasileira Tati, Tainá, Clarissa e Raphaella e à seleção argentina, Augustina Leiva.
O Vera Cruz tem Patty, Mariana Dias e Nádia na seleção brasileira e Melissa Gretter na argentina.
Esse reencontro entre os times numa nova final certamente promete.
Aguardemos!
por Bert – Painel LBF