21 de maio de 2022

Contra a jovem Larissa, Érika se impôs no garrafão (João Marcos/Sampaio Basquete)

O Sampaio Basquete se reabilitou em grande estilo neste sábado, 21. Após a derrota para o líder SESI Araraquara, o clube maranhense não tomou conhecimento do Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva e aplicou sonoros 111 a 43, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA).

Foi a primeira vez que o bicampeão atingiu a marca centenária em sua história na liga. Os 111 pontos igualaram a maior pontuação da temporada, também registrada por Santo André, em abril, e o placar também tornou-se a maior diferença registrada nesta temporada: 68 pontos, ultrapassando os 46 de SESI Araraquara e Pró-Esporte/Sorocaba, em abril.

E o grande nome da vitória boliviana foi a pivô Érika de Souza. Em sua segunda partida na temporada, teve duplo-duplo de 21 pontos e 14 rebotes, com 66% de aproveitamento nos arremessos e eficiência 27, levando o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Ainda pelo tubarão, Tainá Paixão anotou 17 pontos. De volta após desfalcar a equipe contra o SESI, Patty teve 13 pontos vinda do banco, mesma pontuação de Alana, titular neste sábado.

Cestinha do BAX na temporada, Thaissa saiu sem pontuar (João Marcos/Sampaio Basquete)

O Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva teve 12 pontos da pivô Larissa, única a pontuar acima dos 10. Natalia marcou 2 pontos e 5 assistências. Em tratamento da coxa direita, Thaissa não esteve bem e saiu de quadra sem pontuar, com apenas 14 minutos de ação.

Confira as estatísticas completas da partida

Confira a classificação da LBF 2022

O Sampaio Basquete segue na vice-liderança, com 25 pontos e 78,6% de aproveitamento. Por outro lado, o time paulista fica cada vez mais longe da classificação para os playoffs. Em nono lugar, tem 14 pontos e apenas 7,7% de aproveitamento.

Com Érika pela primeira vez entre as titulares, Rodrigo Galego escalou o Sampaio também com Alana, O’Neill, Paixão e Lê Lisboa. O BAX Catanduva pode contar com o retorno de Carol Ribeiro, que veio do banco. Cesamar Fernandes escalou o quinteto com Natalia, Thaissa, Fernanda Sena, Jennifer e Larissa.

Sofie Tryggedsson encara marcação dupla catanduvense (João Marcos/Sampaio Basquete)

As visitantes nunca tiveram a liderança no Costa Rodrigues. Disposto a se recuperar, o time da casa começou com tudo, com cinco pontos iniciais de Érika e a boa contribuição de Patty para fazer 22 a 9 na primeira parcial.

Parcial quase repetida e ligeiramente ampliada pelo Sampaio, que seguia indiferente à fragilidade do adversário, fazendo 24 a 9 no segundo quarto e tendo 28 de vantagem no total (46×18).

O terceiro período foi um massacre. Sem reação, as catanduvenses viram as ludovicenses fazerem 41 pontos, contra apenas 12. Foram 9 bolas de três tricolores – 4 delas de Paixão, que ajudaram a registrar a maior pontuação da temporada em apenas um único período, abrindo 57 de frente (87×30).

No último período, o tricolor tirou o pé, mas mesmo assim manteve intensidade para atender o canto da torcida, que pedia o centésimo ponto. E ele veio com Gabi Guimarães, cobrando lance livre, a dois minutos e trinta e sete segundos do fim. Faltando três segundos para o cronômetro zerar, O’Neill converteu a última das 17 bolas do perímetro, para fechar a partida histórica do Sampaio.

Elenco boliviano celebra com a MVP, Érika (João Marcos/Sampaio Basquete)


Próximos jogos: O Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva tem pouco tempo para se reabilitar. Na segunda, 23 (14h de Brasília, LBF LIVE), enfrenta o Sport/Glória do Goitá, em Recife.

Já o Sampaio volta a jogar no próximo sábado, 28, às 17h30 horas (de Brasília, LBF LIVE), no Costa Rodrigues, contra o Vera Cruz Campinas, outro vencedor deste sábado.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.