8 de março de 2022
Chegou o dia! A bola vai finalmente subir para a temporada 2022 da Liga de Basquete Feminino e nenhuma data melhor como esta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O Ituano Basquete, atual campeão brasileiro, vai enfrentar o SESI Araraquara Basquete, campeão paulista, em partida disputada em Itu (SP), às 19 horas (horário de Brasília) com transmissão ao vivo da TV Cultura, emissora oficial da competição. O jogo no ginásio Prudente de Moraes terá a presença de público, após mais de dois anos de ausência por conta da pandemia de covid-19.
2021 foi o ano do galo, que conquistou o Brasil com uma campanha impecável nos playoffs. Neste ano, o time faz a sua quinta temporada seguida na liga e mudou bastante em relação ao grupo campeão, mas segue como um dos favoritos ao bi. Renovou com as campeãs Joice e Mari Dias e manteve também o comando do técnico Bruno Guidorizzi. Trouxe a trouxe a melhor armadora da última temporada, Cacá, e nomes já conhecidos da torcida, como Débora, Gil e Tati Pacheco. Com o retorno do público, voltará a mandar seus jogos no ginásio Prudente de Moraes – no ano passado, o Ditinho Xavier foi a casa do galo.
“A temporada passada foi extremamente importante, não só para as atletas, como para quem assistiu. Então, o que eu espero para este campeonato é que a gente eleve cada vez mais nosso basquete e que nosso time faça uma boa temporada”, comentou Cacá, do Ituano Basquete, no lançamento virtual da temporada, realizado nesta segunda-feira, 7.
Já o SESI Araraquara vem para a sua quarta temporada na LBF e busca alcançar as semifinais pela primeira vez – ano passado, caiu nas quartas. A base do grupo que conquistou o título estadual foi mantida, com Aline Moura, Erika Leite, Bia, Juliana e a cestinha Sossô. O time da Sussuarana – que é a mascote do SESI – contratou Maila, ex-Vera Cruz Campinas, e trouxe de volta dois destaques da LBF passada – Nany, a revelação do campeonato, e Iza Andrade, uma das principais reboteiras de 2021. E o comando também é novo. João Camargo, o melhor técnico da LBF 2021 e vice-campeão com o Blumenau, tem a missão de levar o time mais longe.
“Estou muito ansiosa para começar a temporada e conseguir uma colocação melhor pro nosso time, em relação ao ano passado. Apesar de termos algumas mudanças na equipe, muitas das atletas já conhecem o Camargo e já treinaram com ele, seja em Blumenau ou pela seleção brasileira. O grupo está se encaixando bem para apresentar uma boa estreia de LBF”, comentou Nany, ala do SESI Araraquara.
A LBF 2022 terá o número recorde de dez equipes participantes, registrado também nas temporadas 2014/2015 e 2019. Ações já consagradas seguem na competição, como a transmissão de 100% dos jogos via LBF LIVE, o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida e as mascotes das equipes. O lançamento da temporada será realizado em evento virtual, com transmissão pelos canais digitais da liga.
“Nós temos um nível hoje muito maior que anos atrás. Isso reforça o trabalho dos dirigentes e das atletas, que fazem as equipes cada vez mais fortes e já visando também o futuro, pensando nas próximas edições. O resultado disso é o equilíbrio, como vimos no ano passado, que deixa a liga muito mais atrativa e bacana para ser assistida – ainda mais agora, com a torcida de volta aos ginásios”, comenta o presidente da LBF, Ricardo Molina.
Conforme o protocolo covid-19 da competição, a volta do público aos ginásios acontecerá mediante apresentação do esquema vacinal atualizado ou teste RT/PCR negativo realizado em até 48 horas, além do cumprimento das normas sanitárias, como uso de máscara e distanciamento social. A capacidade de lotação autorizada para cada partida acompanhará os decretos municipal/estadual vigentes na data da realização da partida. Para a estreia, em Itu, 70% dos 1.800 lugares do Prudente de Moraes estarão disponíveis.
“O público faz muita diferença. Sentir aquele calorzinho é bom, é gostoso. E sei que, aqui (em Itu), o pessoal torce mesmo, comparece, estou ansiosa pra ver como vai ser”, completou Cacá.
A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões e Tietê Agroindustrial.