7 de dezembro de 2022

Maria Paula Albiero posa com o troféu de Revelação da LBF 2022 (Divulgação/BFB)

Armadora titular do Unisociesc/Blumenau na temporada, Maria Paula Albiero foi eleita a Revelação da LBF 2022. A atleta venceu a votação que envolveu treinadores e representantes de sites e perfis que cobriram a temporada, em acirrada disputa com a finalista Manu de Oliveira, do Vera Cruz Campinas.

A atleta foi recebida no último dia 25 de novembro na Secretaria Municipal de Esportes de Blumenau (SC), onde foi premiada pelo secretário Ricardo Arty Echelmeier. A treinadora do Unisociesc/Blumenau, Bruna Rodrigues, também participou da solenidade.

“É sempre muito feliz, sem dúvidas, receber uma conquista individual. Parece clichê, mas as coisas não acontecem sozinhas. Sei que as companheiras de time e a comissão me ajudaram a receber esse troféu. Foi uma boa surpresa. Fiquei muito feliz de ter escolhido vir para Blumenau nesta primeira Liga”, agradeceu Albiero.

A armadora no Desafio de Habilidades do Jogo Das Estrelas LBF 2022 (João Pires/LBF)

Atleta das seleções de base brasileira, a paranaense de Londrina foi contratada em maio após atuar por quatro anos no basquete universitário norte-americano, pela BYU (Brigham Young University), de Utah. Logo na estreia, fez 15 pontos contra o Sport/Glória do Goitá. Na partida seguinte, marcou 22 pontos e 8 rebotes na derrota para o Sampaio Basquete, na prorrogação.

Em junho, Albiero foi convocada para o Jogo Das Estrelas, no Rio de Janeiro, onde participou do Desafio de Habilidades e jogou pelo Time Ferretto. Foi a Melhor Jogadora da Partida GOL Linhas Aéreas no jogo 1 das quartas de final, quando marcou duplo-duplo de 20 pontos e 10 assistências sobre o Vera Cruz Campinas, que avançaria para a próxima fase.

Em 12 jogos na temporada, a jovem de 24 anos e 1,73m somou médias de 11,3 pontos, 5,3 rebotes e 4,8 assistências. Albiero entra para a lista de revelações que também inclui Clarissa, Thayná Silva, Tainá Paixão, Patty, Alana, Raphaella Monteiro, Tati Pacheco, Tassia e Nany – confira ao final do texto.

Atleta e membros da diretoria da equipe na entrega da premiação (Divulgação/BFB)

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, o sportv como emissora das Finais, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.

LBF 2022 – REVELAÇÃO

Votação com treinadores e representantes de sites e perfis que cobriram a temporada

1º – Maria Paula Albiero (Unisociesc/Blumenau) – 22 votos

2º – Manu de Oliveira (Vera Cruz Campinas) – 20 votos

3º – Brenda Barros (Sodiê Doces/Mesquita/LSB), Evelyn Larissa (AD Santo André) e Gabriellem (Ituano Basquete) – 7 votos cada

REVELAÇÃO DA LBF

Lista de vencedoras

2022: Maria Paula Albiero (Unisociesc/Blumenau)

2021: Nany (SESI Araraquara)

2019: Alana (Santo André/Apaba)

2018: Thayná (São Bernardo/Brazolin/Unip)

2016/17: Raphaella Monteiro (Uninassau Basquete)

2015/16: Não houve

2014/15: Tassia (Santo André)

2013/14: Tainá Paixão (Ourinhos)

2013: Tati Pacheco (São José Basquete)

2011/12: Patty (São José Basquete)

2010/11: Clarissa (Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva)