10 de fevereiro de 2022
A estreia do Brasil no torneio qualificatório para a Copa do Mundo não foi a ideal. Nesta quinta-feira (10/2), em Belgrado, capital da Sérvia, a seleção brasileira foi derrotada pela Austrália, atual terceira do mundo no ranking FIBA, por 65 a 52.
No sábado, o desafio será contra a Coreia do Sul, no mesmo Ranko Žeravica Sports Hall, às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN2. O Brasil terá seu jogo final no domingo, contra a seleção anfitriã, às 17h (de Brasília). Três países brigam por duas vagas à Copa.
José Neto escalou o quinteto inicial com Débora, Paixão, Ramona, Thayná e Érika.
Encarando o torneio como preparação para o mundial, a seleção da Oceania, já classificada como país-sede, levou um forte grupo para Belgrado, que abriu vantagem logo nos minutos iniciais.
Com dificuldade para pontuar no primeiro tempo, a seleção brasileira já teve que lidar com uma desvantagem em dígitos duplos antes do intervalo, quando a diferença era de 16 (20×36).
Confortáveis, as australianas administravam a vantagem, contendo no terceiro período a reação brasileira, que encontrou seu melhor ritmo apenas no quarto final, impulsionada pela revelação da LBF 2021, a ala Nany, que saiu de quadra como a cestinha da equipe, com 13 pontos e 14 de eficiência em 16 minutos de ação.
Com 9 rebotes e apenas 4 pontos em 18 minutos, Érika de Souza foi a segunda brasileira mais eficiente no confronto (13). Paixão teve 9 pontos e 4 rebotes. Do lado australiano, a ala Rebecca Allen teve 16 pontos e foi a cestinha do jogo. A pivô Marianna Tolo adicionou outros 12.
Das 12 atletas que representam o país na Sérvia, sete já estão confirmadas na LBF 2022, que começa em 8 de março: Érika, Alana, Patty e Tainá Paixão, anunciadas pelo Sampaio Basquete; Thayná, MVP da LBF 2021 e ala da Sodiê Doces/Mesquita/LSB; Débora Costa, armadora do Ituano Basquete, atual campeão nacional; e Aline Moura, ala/pivô do SESI Araraquara. O número ainda deve aumentar, com novas contratações sendo anunciadas nas próximas semanas.