4 de fevereiro de 2022

Clubes paulistas tiveram as duas melhores campanhas da primeira fase em 2021 (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

A temporada 2022 da Liga de Basquete Feminino começará em 8 de março com um duelo de campeões. O Ituano Basquete, atual campeão brasileiro, vai enfrentar o SESI Araraquara Basquete, campeão paulista, em partida disputada em Itu (SP), às 19 horas (horário de Brasília) com presença de público e transmissão ao vivo da TV Cultura, emissora oficial da competição.

Divulgada nesta sexta-feira (4/2), a tabela do primeiro turno do principal torneio de basquete feminino do país também confirmou os demais jogos de estreia da temporada.

Confira aqui a tabela do 1º turno da LBF 2022

BFB/Blumenau e Sodiê Doces/Mesquita/LSB jogarão em 10 de março, às 19h30, em Blumenau (SC), com transmissão ao vivo e online pela LBF LIVE, na TV NSports, partida que marcará a estreia da treinadora Bruna Rodrigues no comando blumenauense.

No dia 11, o Sport/Glória do Goitá retornará oficialmente à LBF após sete anos no duelo nordestino em Recife (PE) contra o Sampaio Basquete, às 19h, também com transmissão na plataforma digital da competição.

Em 12 de março, Vera Cruz Campinas e a reestreante Pró-Esporte/Sorocaba medirão forças no interior paulista, a partir das 16 horas (LBF LIVE).

No dia seguinte, 13, AD Santo André e BAX Catanduva estrearão às 14h no ABC paulista, com transmissão ao vivo pela TV Cultura.

Outros jogos

Sodiê Doces/Mesquita/LSB e BAX Catanduva jogarão em 2 de abril, no RJ (Diego Maranhão/Sodiê Mesquita LSB)

A primeira reedição da última decisão entre Ituano Basquete e BFB/Blumenau acontecerá em 1 de maio, no interior paulista (14h, TV Cultura).

Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete, que fizeram duas finais seguidas em 2018 e 2019, se enfrentarão em 29 de março, em Campinas (19h30, LBF LIVE).

O reencontro entre João Camargo, novo técnico do SESI Araraquara, e o BFB/Blumenau, clube o qual treinou por quase 20 anos, será em 24 de março (19h30, LBF LIVE), em Santa Catarina.

Equipes que vão reestrear na liga neste ano, Sport/Glória do Goitá e Pró-Esporte/Sorocaba se encontrarão em 8 de abril, no Recife (19h, LBF LIVE). O clube paulista, aliás, voltará a jogar em casa pelo nacional 12 dias antes, em 27 de março, no duelo regional contra o Ituano Basquete.

Em 9 de abril, Sampaio e Ituano farão o duelo dos clubes de futebol em São Luís (MA), às 18 horas (LBF LIVE).

Volta do público aos ginásios

Sampaio Basquete poderá reencontrar sua torcida em 18 de março, mediante regras sanitárias locais vigentes (Matheus Marques)

A LBF 2022 terá o número recorde de dez equipes participantes, registrado também nas temporadas 2014/2015 e 2019. Ações já consagradas seguem na competição, como a transmissão de 100% dos jogos via LBF LIVE, o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, o LBF Nas Escolas e as mascotes das equipes. O lançamento da temporada será realizado em evento virtual, com transmissão pelos canais digitais da liga.

Na última terça (1/2), os clubes aprovaram o regulamento da competição e demais normas da temporada, como o protocolo de covid-19 atualizado (clique aqui para ler).

A grande novidade é a volta do público aos ginásios, mediante apresentação do esquema vacinal completo ou teste RT/PCR negativo realizado em até 48 horas, além do cumprimento das normas sanitárias, como uso de máscara e distanciamento social. A capacidade de lotação autorizada para cada partida acompanhará os decretos
municipal/estadual vigentes na data da realização da partida.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões e Tietê Agroindustrial.