9 de fevereiro de 2022

Grupo busca vaga para o mundial de setembro, na Austrália (Divulgação/FIBA)

A Seleção Brasileira feminina de basquete está definida para o Pré-Mundial de Belgrado, na Sérvia. A estreia será nesta quinta-feira, 8h (horário de Brasília), diante da Austrália, com transmissão ao vivo da ESPN.

Desde a última semana no país europeu, o grupo entrou na segunda-feira (7) na bolha feita pela FIBA em um hotel da capital sérvia. Já na terça-feira (8), participou da sessão de fotos oficiais do torneio. E, na manhã desta quarta, 9, realizou mais uma atividade na Arena Ranko Žeravica Sports Hall.

Das 12 atletas que representarão o país em Belgrado, sete já estão confirmadas na LBF 2022, que começa em 8 de março: Érika, Alana, Patty e Tainá Paixão, anunciadas pelo Sampaio Basquete; Thayná, MVP da LBF 2021 e ala da Sodiê Doces/Mesquita/LSB; Débora Costa, armadora do Ituano Basquete, atual campeão nacional; e Aline Moura, ala/pivô do SESI Araraquara. O número ainda deve aumentar, com novas contratações sendo anunciadas nas próximas semanas.

Dois cortes foram feitos para fechar o elenco: na segunda-feira, a ala Jeanne sofreu uma entorse no tornozelo direito e já retornou ao Brasil para iniciar a reabilitação. Outra atleta que deixou o grupo foi a armadora Lays, da AD Santo André.

Após o confronto contra a Austrália, o Brasil enfrenta no sábado, 12, a Coreia do Sul, às 14h (de Brasília), e fecha sua participação no domingo contra as donas da casa, a Sérvia, às 17h (de Brasília). A seleção da Oceania já está classificada como país-sede do mundial, restando três países na briga por duas vagas à Copa.

– Sabemos a dificuldade, a qualidade das nossas rivais, mas o Brasil trabalha para voltar ao Mundial. A Sérvia é a atual campeã da Europa, mostrou em Tóquio que é uma força. Assim como a Austrália. A Coreia é uma surpresa. O Brasil não joga contra uma seleção asiática há muitos anos. Apesar disso, a partida contra as coreanas precisa ser vencida e estamos trabalhando para isso – disse o técnico José Neto ao site oficial da Confederação Brasileira de Basketball.

Seleção Brasileira – Qualificatórias para a Copa do Mundo 2022

Belgrado, Sérvia

ARMADORAS
Débora Costa (CB Jairis-ESP)
Alana Gonçalo (Melilla La Salle-ESP)

ALAS/ARMADORAS

Patty Teixeira (Sampaio Basquete)
Tainá Paixão (Akronos Moncalieri-ITA)

ALAS
Isabela Ramona (Celje Basketball-ESL)
Raphaella Monteiro (Benfica-POR)
Thayná Silva (Sodiê Doces/Mesquita/LSB)
Mariane Carvalho (BC Horizont Minsk-BIE)

ALA/PIVÔ
Stephanie Soares (The Masters University-EUA)
Aline Moura (SESI Araraquara)

PIVÔS
Érika de Souza (CB Jairis-ESP)
Kamilla Cardoso (South Carolina Gamecocks-EUA)