21 de abril de 2022

Manu foi protagonista em sua segunda partida pelo Vera Cruz Campinas (Vitor Bett/BFB Blumenau)

No jogo que iniciou o fim de semana na LBF 2022, o Vera Cruz Campinas foi até Santa Catarina e se impôs sobre o Unisociesc/Blumenau. A vitória por 90 a 65 no ginásio Galegão, em Blumenau/SC, teve boas atuações de duas peças recém-chegadas ao clube campineiro.

A pivô Letícia Rodrigues, que estava na liga de Portugal, estreou com 16 pontos, 5 rebotes e perfeita da linha dos três pontos (3/3). Mas a cestinha da partida foi a ala/pivô Manu de Oliveira, que em seu segundo jogo pela equipe paulista marcou 21 pontos (3/4 da linha dos três), 6 rebotes e, com 24 de eficiência, levou o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Para o Unisociesc/Blumenau, quatro titulares tiveram mais de 10 pontos, com destaque para Vitória Marcelino, autora de um duplo-duplo com 15 pontos e 12 rebotes.

Confira as estatísticas completas da partida

Leila procura companheiras; marcação campineira sufocou ataque blumenauense (Vitor Bett/BFB Blumenau)

Ambas as equipes têm a mesma campanha, com 11 pontos e quatro vitórias em sete partidas (57,1% de aproveitamento), e dividem a quarta posição com o Ituano Basquete.

Confira a classificação da LBF 2022

Bruna Rodrigues levou o Unisociesc/Blumenau à quadra sem armadora pelo segundo jogo seguido, com Luana, Leila, Vitória, Kaw e Tati Castro. O grupo catarinense não pode contar com a pivô Karina Jacob, com uma lesão no joelho e previsão de retorno na próxima rodada. Sidney Coppini, o Alemão, iniciou o Vera Cruz Campinas com Beatriz, Yasmim, Tassia, Manu e Letícia.

E a estreante Letícia logo mostrou porque foi contratada, com duas bolas do perímetro que inauguraram o placar. Com bom aproveitamento ofensivo, as visitantes se impuseram ainda no primeiro período, vencido por 28 a 22.

Tassia arremessa, com Letícia observando ao fundo; pivô teve boa estreia (Vitor Bett/BFB Blumenau)

Blumenau reagiu no segundo quarto e chegou a virar o placar, com a bola de três de Luana (31×29) em seu melhor momento no jogo, mas Manu comandou uma corrida 17-0 para o Vera Cruz, que retomou a liderança e ampliou a vantagem após 20 minutos (36×49).

O terceiro quarto foi o melhor das paulistas. A rotação manteve o ímpeto ofensivo, com Marquita Daniels e Isabela Costa auxiliando as titulares na parcial 26-16, puxando a diferença para 23 pontos (52×75). Sem resposta, as donas da casa perderam também o último quarto, que foi o menos intenso e deu números finais à partida.


Aspas:

Leila, ala do Unisociesc/Blumenau

“Foi uma partida muito abaixo do que vínhamos fazendo e construindo. Pecamos muito na defesa e não jogamos coletivamente, o adversário soube aproveitar. Agora é corrigir os erros, treinar bastante e focar nos próximos dois compromissos pra fechar o turno na melhor colocação possível na tabela.”

Manu de Oliveira, ala/pivô do Vera Cruz Campinas e melhor da partida

Manu recebe o troféu GOL de MVP da partida (Vitor Bett/BFB Blumenau)

“O time foi muito bem, conseguimos impor nosso jogo e saímos com uma vitória importante contra um adversário duro. Vencer aqui era essencial para os nossos objetivos e nos dá ainda mais moral para a próxima rodada.”


Próximos jogos: O Vera Cruz Campinas segue na estrada e, neste sábado, 23 (18h, LBF LIVE), encara a Sodiê Doces/Mesquita/LSB em Mesquita/RJ. O Unisociesc/Blumenau também terá sequência fora de casa; na próxima sexta, 29 (19h30, LBF LIVE),  joga em Sorocaba/SP contra a Pró-Esporte/Sorocaba; dois dias depois, também no interior paulista, pega o Ituano Basquete (1/5, 11h, TV Cultura), na primeira reedição das finais de 2021.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.