20 de março de 2022

Casanova e Chirinda celebram triunfo rubro-negro (Kleber Soares/Sport/Glória do Goitá)

Seis anos, onze meses e 28 dias. Este foi o tempo exato para a torcida do Sport/Glória do Goitá, que retornou neste ano à liga, voltar a comemorar uma vitória pela LBF. Ela veio neste domingo, 20, com o triunfo por 65 a 52 sobre a estreante na temporada Sodiê Doces/Mesquita/LSB, no ginásio Marcelino Lopes, no Recife (PE).

O leão contou com 23 pontos de Ineidis Casanova, cestinha da temporada até o momento, e outros 17 da ala Bia Gabriele, vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, com 18 de eficiência – mesmo valor da pivô Thamires, que teve 9 pontos e expressivos 20 rebotes (recorde em 2022). Casanova teve 16 no quesito decisivo para a eleição.

Pela equipe fluminense – última a estrear na temporada, a MVP da LBF 2021, Thayná, foi o principal nome, com 14 pontos e 15 rebotes, igualando recorde pessoal em três anos no último fundamento.

Confira as estatísticas completas da partida

Boa atuação de Thayná para a LSB no Recife foi solitária (Kleber Soares/Sport/Glória do Goitá)

Com uma vitória em três jogos, o rubro-negro pernambucano tem 4 pontos e 33,3% de aproveitamento  na temporada. O último triunfo do Sport na LBF havia acontecido em 22 de março de 2015 – um 95 a 81 sobre o Maranhão Basquete, pelas quartas de final da temporada 2014/2015 – o leão ainda perderia aquela série melhor de três.

O Sport/Glória do Goitá, de Roberto Dornelas, começou o jogo com Casanova, Bia, Karen, Chirinda e Jennifer, mesmo quinteto inicial do jogo anterior. Já Raphael Zaremba escalou a Sodiê Doces/Mesquita/LSB pela primeira vez no ano com Nazinha, Mayara, Ray, Da Silva e Thayná.

Demonstrando mais ritmo de jogo, as donas da casa logo tomaram as rédeas da partida, dominando o primeiro período vencido por 19 a 7. O panorama mudou no segundo período, quando as fluminenses se acertaram em quadra e distribuíram bem a pontuação entre o grupo, mas a vantagem inicial ainda deixava as pernambucanas na liderança para o descanso (33×27).

Bia e Casanova seguiram impulsionando o Sport no terceiro quarto, marcando 25 dos últimos 32 pontos rubro-negros. Nos minutos finais, a Sodiê Doces/Mesquita/LSB chegou a reduzir a desvantagem para dígitos simples, com Mayara, de três, mas a veterana Karen tratou de responder da mesma forma, confirmando a primeira vitória do Sport na temporada.


Aspas:

Bia, ala do Sport/Glória do Goitá e melhor jogadora da partida

(Kleber Soares/Sport/Glória do Goitá)

“Estou muito feliz por ter contribuído com a vitória do meu time. Isso (o troféu de MVP) é um trabalho em conjunto, todos confiam no meu trabalho, Karen e Casanova agregam muito ao meu jogo. O time está unido e a gente mereceu nossa primeira vitória na Ilha (do Retiro). Só tenho a agradecer.”

Mavi, ala/pivô da Sodiê Doces/Mesquita/LSB

“Infelizmente, a ansiedade atrapalhou um pouco mas, independentemente do resultado, acho que a gente fez uma boa estreia. Para os próximos jogos, vamos trabalhar nos erros que a gente teve nesse primeiro jogo, e focar no próximo adversário, que é o Sampaio.”


Próximos jogos: A Sodiê Doces/Mesquita/LSB vai até o Maranhão para enfrentar o Sampaio Basquete na terça, 22 (19h30 de Brasília, LBF LIVE).

O Sport volta a atuar em 1 de abril (19h de Brasília, LBF LIVE), fora de casa, contra a AD Santo André, no ABC paulista.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.