14 de fevereiro de 2022

Kamilla em ação contra as sul-coreanas (Divulgação/FIBA)

Fim do torneio qualificatório para a Copa do Mundo e do objetivo da seleção brasileira. Em Belgrado, na Sérvia, o grupo treinado por José Neto ficou em último lugar no grupo A ao perder neste domingo (13/2) para a seleção da casa por 76 a 70, no Ranko Žeravica Sports Hall, apesar dos 18 pontos da ala Nany e do duplo-duplo da pivô Kamilla Cardoso (17 pontos e 13 rebotes).

Antes, no sábado, o Brasil perdeu um jogo bastante equilibrado contra a Coreia do Sul, quando uma vitória poderia trazer um destino totalmente diferente. O revés por apenas dois pontos (76 a 74) também teve as duas atletas como principais destaques brasileiros: 13 pontos da ala e outro duplo-duplo da pivô (11 pontos e 10 rebotes).

Banco brasileiro lamenta a desclassificação (Divulgação/FIBA)

Com a derrota também na estreia, diante da Austrália, o campeão de 1994 termina o torneio sem vencer, ficando de fora do mundial pela segunda vez seguida – também não foi em 2018, na Espanha. A Copa do Mundo será em setembro em Sydney, a maior cidade australiana, o mesmo palco do auge brasileiro há 28 anos.

Sem a vaga no mundial, os próximos desafios da seleção deverão vir somente em 2023, com a Americup, a defesa do título pan-americano e a disputa do pré-olímpico das Américas, visando Paris-2024.

Boa notícia – Kamilla na seleção do torneio (Divulgação/FIBA)

Se por um lado a frustração é evidente, o pré-mundial também trouxe boas notícias para o futuro, com as sólidas atuações de jovens destaques como a ala Nany, cestinha brasileira com média de 14,7 pontos, e Kamilla Cardoso, eleita para o quinteto ideal do torneio. Com médias de 11,3 pontos e 8,7 rebotes e 16,3 de eficiência (a maior brasileira), a jovem de 2 metros de altura e apenas 20 anos representou o país ao lado da australiana Sami Whitcomb, da sul-coreana Ji Su Park e das sérvias Aleksandra Crvendakic e Yvonne Anderson – esta última, eleita MVP.

Das 12 atletas que representam o país na Sérvia, sete já estão confirmadas na LBF 2022, que começa em 8 de março: Érika, Alana, Patty e Tainá Paixão, anunciadas pelo Sampaio Basquete; Thayná, MVP da LBF 2021 e ala da Sodiê Doces/Mesquita/LSB; Débora Costa, armadora do Ituano Basquete, atual campeão nacional; e Aline Moura, ala/pivô do SESI Araraquara. O número ainda deve aumentar, com novas contratações sendo anunciadas nas próximas semanas.