10 de março de 2023

Patty liderou ofensiva tricolor (João Marcos/Sampaio Basquete)

O Sampaio Basquete começou a busca pelo tetra da LBF com vitória. Em casa, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), o atual campeão derrotou a Sodiê Mesquita por 81 a 61.

Patty foi a cestinha tricolor com 22 pontos e a Melhor Jogadora da Partida GOL Linhas Aéreas. A ala teve 21 de eficiência, mesmo valor da armadora Alana, que teve 9 pontos, 9 rebotes e 9 assistências – a pontuação é o primeiro critério de desempate para o troféu individual.

Outras titulares também foram bem. A ala/pivô Mari Dias teve 18 pontos e 6 rebotes em sua estreia com a camisa boliviana, enquanto Gabi Guimarães anotou duplo-duplo de 15 pontos e 15 rebotes. A ala Brenda Bleidão, outra estreante, somou outros 11 pontos do banco.

A Sodiê Mesquita teve boa atuação da ala Mayara, autora de 18 pontos. Thayná, atual MVP da LBF, fez 10 pontos e 9 rebotes em 24 minutos no seu retorno às quadras, após a grave lesão no tornozelo que a deixou fora de ação por nove meses. Das estreantes pelo clube fluminense, Lua teve 8 pontos.

Confira as estatísticas completas da partida

Mayara em lance livre para a Sodiê; 18 pontos para a ala em São Luís (João Marcos/Sampaio Basquete)

O Sampaio de Cristian Santander começou a temporada com Alana, Patty, Jenyff Moura, Gabi Guimarães e Mari Dias. A Sodiê Mesquita de Raphael Zaremba estreou com Nazinha, Mayara, Thayná, Brenda Barros e Thamara.

E a equipe visitante abriu o placar em sua característica jogada-relâmpago de início de jogo, com Thayná. Mas o Sampaio foi quem dominou o placar no primeiro período, com Mari Dias e Patty conduzindo na parcial 22×12 para as donas da casa.

A Sodiê Mesquita voltou melhor para o segundo quarto, ajustando a defesa e voltando atrás no placar, trazendo a diferença para apenas quatro pontos após 20 minutos (36×32).

As comandadas de Zaremba mantiveram o equilíbrio da partida no terceiro período, quando Thayná deixou a diferença em apenas uma posse de bola (46×43), mas três bolas do perímetro em sequência devolveram uma tranquilidade ao tricolor para o quarto final, quando a intensidade do time da casa fez a diferença subir novamente no placar e fechar em 20 pontos.


ASPAS:

Patty, Sampaio Basquete, em entrevista ao imirante.com

“Achei que foi um jogo muito bom de estreia. A gente tem aquela emoção de ser o primeiro jogo e quer fazer certo as coisas, mas foi um jogo muito bom. Gostei do Cristian Santander como técnico. Acho que ele ajudou muito na evolução do grupo. Tenho certeza que nós estamos evoluindo e vamos continuar.”

Thayná, Sodiê Mesquita

“Estou bastante feliz com esse retorno, mesmo com um controle de minutagem, mas chateada com o resultado do jogo, pois ficamos com um gostinho de ‘quero mais’. A gente tem que levantar a cabeça, buscar a melhoria de todas e buscar (a vitória) nos jogos em casa.”


Próximos jogos: As duas equipes jogam fora de casa na próxima semana. Na sexta-feira, 17 (19h30), a Sodiê Mesquita visita a AD Santo André, no ginásio Laís Elena, no ABC paulista. No sábado, 18 (18h), o Sampaio Basquete encara o Unimed Campinas no interior paulista, no ginásio do Tênis Clube de Campinas.


Fechando a rodada de estreia da LBF 2023, Ituano Basquete e Unimed Campinas debutam neste sábado, 11 de março, às 19h , no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), com as transmissões ao vivo do UOL e do YouTube do UOL Esporte.

Confira a tabela de jogos da LBF 2023!

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como bola oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.