9 de março de 2023

Glenda arremessa para dois pontos cestinha da noite (Vitor Bett/Unisociesc/Blumenau)

O Santo André mostrou força para conquistar a vitória fora de casa na estreia pela LBF 2023. No ginásio Galegão, em Blumenau (SC), o clube paulista imprimiu seu ritmo pra vencer o Unisociesc/Blumenau por 62 a 45.

A ala/pivô Glenda foi a maior anotadora do jogo, com 16 pontos, 8 rebotes, 5 assistências e 24 de eficiência que lhe renderam o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. A armadora Lays distribuiu 12 assistências e esteve perto de um triplo-duplo, terminando com 9 pontos e 8 rebotes. A ala Tassia, que reestreou com a camisa andreense após sete anos, teve 14 pontos (com 4 bolas de três) e 6 rebotes.

Em uma noite para esquecer, o Unisociesc/Blumenau converteu apenas uma bola do perímetro, terminando a estatística com apenas 3% de aproveitamento (1 em 26). Leila foi a única a pontuar em dígitos duplos, com 14 pontos e 7 assistências. A boa notícia para a equipe foi o retorno da capitã Mariana, que ficou quase um ano parada por conta da lesão no joelho direto sofrida na estreia da LBF 2022. A ala teve 4 pontos e 6 rebotes.

Confira as estatísticas completas da partida

Paraguaia Belén Pereira, uma das novidades do Unisociesc/Blumenau NA temporada, teve apenas 2 pontos em 10 minutos (Vitor Bett/Unisociesc Blumenau)

Bruna Rodrigues escalou o Unisociesc/Blumenau com Maria Paula Albiero, Mariana, Luana, Leila e Sil. Já Rafael Souza trouxe Santo André com Lays, Yasmim, Tassia, Glenda e Sassá.

Tassia abriu o placar com duas bolas seguidas de três (0x6) e o time paulista soube controlar as ações do primeiro período com uma defesa que incapacitou o ataque blumenauense com apenas 6 pontos no primeiro período (6×18).

As comandadas de Bruna Rodrigues voltaram para o segundo período mais ajustadas e, aos poucos, foram entrando no jogo, agredindo a defesa andreense com as bolas no garrafão de Leila e Sil, reduzindo a diferença para cinco pontos ao intervalo (20×25).

Disposto a levar a vitória na bagagem, Santo André subiu novamente o ímpeto no terceiro período, quando converteu quatro bolas de três e voltou a ter larga vantagem no placar (32×47), evitando uma nova aproximação de Blumenau no placar no período final.


ASPAS:

Glenda, Santo André

Glenda recebe o troféu GOL do presidente da Federação Catarinense de Basketball, Fábio Deschamps (Vitor Bett/Unisociesc Blumenau)

“A gente vai tentar manter tudo isso. Estamos há dois meses treinando, mas precisamos também melhorar o coletivo e o que a gente errou na defesa e no ataque. Ainda temos muito o que evoluir neste campeonato.”

Mariana, Unisociesc/Blumenau

“Ninguém quer estrear com uma derrota, mas acontece. Tem muito trabalho pela frente e coisas para ajustarmos. Hoje não jogamos a nossa essência, que é jogar em equipe e é o que faz termos sucesso. Temos que buscar jogar novamente dessa forma para estar bem semana que vem, contra o SESI.”


Próximos jogos: Na próxima sexta-feira, 17 (19h30), a AD Santo André estreia em casa contra a Sodiê Mesquita, no ginásio Laís Elena, no ABC paulista, enquanto o Unisociesc/Blumenau visita no domingo, 19 (17h), o SESI Araraquara.


A LBF segue nesta sexta, 10 (19h30), quando o Sampaio Basquete, atual campeão, recebe em São Luís (MA) a Sodiê Mesquita, partida com as transmissões ao vivo do UOL, do YouTube do UOL Esporte e do imirante.com.

Fechando a rodada de estreia, Ituano Basquete e Unimed Campinas debutam no sábado, 11 de março, às 19h , no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), com as transmissões ao vivo do UOL e do YouTube do UOL Esporte.

Confira a tabela de jogos da LBF 2023!


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como bola oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.