12 de agosto de 2022

Em sua primeira temporada, Manu busca título com o Vera Cruz Campinas (Vitor Bett/BFB Blumenau)

A decisão da LBF 2022 vai começar! Após 105 jogos entre fase de classificação, quartas de final e semifinais, Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas vão decidir a partir deste sábado, 13, quem retorna ao topo do basquete feminino nacional.

O jogo 1, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), começa a partir das 11 horas de Brasília, com transmissão ao vivo da TV Cultura e do sportv.

Após a quarta colocação na primeira fase, a virada nas quartas sobre o Unisociesc/Blumenau e a classificação em três jogos na semifinal sobre o SESI Araraquara, líder da temporada, o Vera Cruz Campinas, do também estreante Sidney Coppini, chega confiante à sua terceira decisão em apenas 4 anos de existência.

Um dos destaques da campanha paulista, Manu de Oliveira vê o time paulista chegando à decisão com “resiliência e muita garra”.

“Sabemos que não vai ser fácil, mas sabemos também da importância que é chegar em uma final. Treinamos bastante e estamos preparadas para essa decisão.”, comenta a jovem ala/pivô, finalista em sua primeira temporada na LBF.

Bola sobe neste sábado para série final melhor de cinco jogos (João Marcos/ Sampaio Basquete)

O jogo 2 acontece na segunda, 15, às 18h45 (de Brasília), com transmissão exclusiva do sportv. Na próxima semana, a série viaja para São Paulo, onde o ginásio do Tênis Clube, em Campinas (SP), recebe o terceiro jogo em 20 de agosto, às 11h (de Brasília).

Se necessários, os jogos 4 e 5 acontecem nos dias 22 (18h45, em Campinas/SP) e 27 de agosto (10h30, em São Luís/MA). Todos os jogos têm entrada gratuita. Em São Luís, é necessário levar um quilo de alimento não-perecível.

As entradas para o jogo 1 estão disponíveis – mediante a entrega de um quilo de alimento não-perecível – a partir das 15 horas de Brasília, no ginásio Costa Rodrigues, palco do jogo que também terá transmissão ao vivo da TV Cultura e do sportv.

Já os bilhetes para o jogo 2 começam a ser trocados neste sábado, 13, a partir das 17 horas, no mesmo local. Os mantimentos arrecadados serão revertidos à instituições de caridade de São Luís.

Costa Rodrigues deverá ter lotação máxima nos dois primeiros jogos da decisão (João Marcos/ Sampaio Basquete)

Está é a terceira vez que maranhenses e paulistas decidem o título nacional, no duelo mais frequente das finais na história da liga. Em 2018, após cinco partidas, o Vera Cruz Campinas levantou a taça, tendo Melisa Gretter como a MVP das Finais. Já no ano seguinte, o Sampaio deu o troco, fechando a decisão em 3 a 0, com Tainá Paixão eleita a Melhor da série.

Neste ano, o confronto também está empatado. Em março, o Sampaio Basquete venceu por 23 pontos em Campinas. Já em maio, pelo returno, o Vera Cruz deu o troco em São Luís: 79 a 73. Hora do tira-teima.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, o sportv como emissora das Finais, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.

FINAIS LBF 2022

*Horários de Brasília

SAMPAIO BASQUETE X VERA CRUZ CAMPINAS

Jogo 1: 13/8, 11h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. Entrada: 1 kg de alimento não-perecível. Transmissão: TV Cultura e sportv. Ingressos a partir de 11/8, 15h, no ginásio – Av. Gomes de Castro, S/N – Centro, São Luís – MA

Jogo 2: 15/8, 18h45, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. Entrada: 1 kg de alimento não-perecível. Transmissão: sportv. Ingressos a partir de 13/8, 17h, no ginásio – Av. Gomes de Castro, S/N – Centro, São Luís – MA

Jogo 3: 20/8, 11h, Ginásio do Tênis Clube, Campinas/SP. Entrada: gratuita. Transmissão: TV Cultura e sportv

Jogo 4 (se necessário): 22/8, 18h45, Ginásio do Tênis Clube, Campinas/SP. Entrada: gratuita. Transmissão: TV Cultura e sportv

Jogo 5 (se necessário): 27/8, 10h30, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. Entrada: 1 kg de alimento não-perecível. Transmissão: TV Cultura e sportv