15 de março de 2022
A primeira semana da LBF 2022 teve quatro jogos e, em todos eles, algo em comum. Os vencedores estreavam seus novos treinadores para a temporada.
Na última terça (8/3), João Camargo e o SESI Araraquara derrotaram o Ituano Basquete por 73 a 69, carimbando a faixa do atual campeão brasileiro. A equipe contou boas atuações de Sossô, que anotou 15 pontos, da capitã Aline Moura, que teve outros 14, e da MVP GOL Linhas Aéreas Izabela Andrade, com 11 pontos, 14 rebotes e 21 de eficiência.
“Começar com uma vitória sempre é muito importante, ainda mais contra o atual campeão da LBF. Acredito que nós poderemos evoluir muito na competição, em muitos aspectos. Temos que ter bem claro nossos objetivos e metas, sabemos que isso passa por trabalho, concentração e acreditar no processo. Estou muito feliz e otimista com o que essas atletas vêm realizando”, disse Camargo, que chegou em janeiro ao clube do interior paulista, em uma das maiores movimentações fora de quadra pré-LBF 2022.
Na sexta-feira (11/3), o Sampaio Basquete, de Rodrigo Galego, primeiro brasileiro a comandar o tubarão em seis temporadas na LBF, foi até o Recife (PE) e dominou o placar na maior parte do tempo para vencer o Sport/Glória do Goitá por 77 a 59 . A vitória tricolor teve boa atuação coletiva, com Gabriela Guimarães recebendo o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, com 14 pontos, 10 rebotes e 21 de eficiência.
“Muitas jogadoras atuando pela primeira vez na LBF, um pouco de nervosismo, mas eu me atenho à garra e entrega delas. Jogamos num sistema acelerado, com velocidade, e conseguimos manter uma consistência nisso. Elas estão de parabéns, compraram tudo que eu falei com elas desde o início, e isso tem muito valor para o trabalho que estamos iniciando”, disse Galego, após a vitória.
Já no sábado (12/3), a primeira vitória de um mandante em 2022. O Vera Cruz Campinas venceu a Pró-Esporte/Sorocaba por 97 a 62, no ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP). A ala Yasmim teve sua melhor performance em sete temporadas na liga, sendo a cestinha do confronto com 22 pontos, 6 rebotes, 5 assistências e 27 de eficiência.
“O importante da vitória é ganhar confiança no trabalho. Estamos nos conhecendo e a vitória tira as dúvidas de todos. Estou feliz com o resultado de tão pouco tempo de treino”, disse Sidney Coppini, treinador campineiro.
No domingo (13/3), foi a vez de Santo André vencer por 100 a 55 o BAX Catanduva, no ginásio do Parque Celso Daniel, em Santo André (SP), em partida que também promoveu a estreia do técnico Rafael de Souza.
“Sempre bom começar com vitória. Mas, o que me deixou mais feliz foi a intensidade das meninas. Desde o começo do jogo, conseguimos impor velocidade e defesa forte. Vale ressaltar que a equipe de Catanduva foi muito guerreira, pois mesmo com a delegação debilitada, as atletas e deram o máximo que podiam. Parabéns a elas pela postura e profissionalismo”, declarou o treinador andreense, auxiliar de Arilza em 2021 e que assumiu o comando neste ano.
A última treinadora a estrear na temporada é Bruna Rodrigues, que nesta quarta, 16, comanda pela primeira vez o BFB/Blumenau, fora de casa, diante do Sport/Glória de Goitá. A partida está prevista para as 20 horas (de Brasília) e terá transmissão ao vivo pela LBF LIVE, plataforma online da competição gerenciada pela NSports. Assim como na estreia pernambucana, por determinação do clube mandante, o jogo terá portões fechados ao público.
A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.