1 de junho de 2022

Atletas que foram selecionadas pelos dez treinadores da temporada

Após os anúncios das atletas que irão disputar o Desafio Wilson de Três Pontos e o Desafio de Habilidades, é a vez de conhecer as participantes do Desafio de Enterradas do Jogo das Estrelas LBF 2022, que acontece em 19 de junho no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ)!

A lista é composta por oito atletas que foram selecionadas pelos dez treinadores da temporada, assim como nas Habilidades.

Participam nas “cravadas” Juliana (SESI Araraquara), Bianca (AD Santo André), Raphaella Monteiro (Ituano Basquete), Manu de Oliveira (Vera Cruz Campinas), Nicolle Chirinda (Sport/Glória do Goitá), Lê Lisboa (Sampaio Basquete), Lô Milton (Bebidas Poty/ Tietê/ BAX Catanduva) e Gabriellem (Ituano Basquete).

As duas primeiras foram as campeãs das edições em 2019 e 2018, respectivamente. Então atleta do São Bernardo/Brazolin/Unip, Juliana levantou o troféu em Araraquara, arrancando notas 10 de uma comissão julgadora especial, formada pelas campeãs mundiais em 1994, homenageadas na ocasião. Um ano antes, Bianca, levou o título diante de mais de 3.500 pessoas em um ginásio Laís Elena lotado, em Santo André.

Neste ano, Juliana, de 1,85m, tem 15 jogos pelo líder, SESI Araraquara, com médias de 6,8 pontos e 5,3 rebotes. Já Bianca, pivô de 1,92m e mais alta das oito, foi a última contratação a chegar em Santo André, após temporada em Portugal, tendo entrado em quadra por 4 partidas pelo clube paulista.

Recém-chegada ao Ituano e apresentando 18,5 pontos e 9,5 rebotes em dois jogos, Monteiro, de 1,81m, retorna ao desafio do qual participou em 2019 e será uma das representantes do galo, que também terá na disputa a jovem Gabriellem, ala/pivô de apenas 19 anos e 1,90m.

Presente também nos Três Pontos, Lê Lisboa, do Sampaio, será a única atleta a figurar em dois desafios nesta edição. A ala/pivô de 1,83m é peça confiável do esquema tático de Rodrigo Galego, com médias de 12,9 pontos e 8,7 rebotes, além de dois troféus GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida no ano.

Outra estreante na temporada, Manu de Oliveira é a segunda cestinha do Vera Cruz Campinas na LBF 2022, com 12,4 pontos de média. A atlética ala/pivô de 1,78m foi a melhor da partida contra o Unisociesc/Blumenau, em abril.

Do Sport/Glória do Goitá vem Chirinda, ala/pivô de 1,83m e MVP em 28 de abril, contra o BAX Catanduva. Fechando a lista e representando o Bebidas Poty/ Tietê/ BAX Catanduva, Lô Milton, pivô de 1,86m que apresenta 6,3 pontos e 8,3 rebotes em média nas 15 partidas da temporada.

Evento que celebra a temporada da LBF 2022, o Jogo das Estrelas terá entrada gratuita e os ingressos estarão disponíveis a partir desta quinta-feira, 2 de junho, no site da Liga de Basquete Feminino.

Parque Olímpico da Barra, palco do Jogo das Estrelas (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Com novo formato de disputa, a liga irá homenagear quatro treinadores, donos de uma rica história na modalidade, que irão comandar os quatro times do Jogo: Time Arilza Coraça, Time Antonio Carlos Barbosa, Time Antonio Carlos Vendramini e Time Edson Ferreto. Ao todo, serão 32 atletas no Jogo Das Estrelas.

Abrindo a festa, haverá apresentação de escolinhas de basquete locais e um mini torneio de basquete 3×3, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball, CBB.

O Jogo das Estrelas LBF 2022 tem o apoio da Secretaria Especial do Esporte e do Ministério da Cidadania.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.

JOGO DAS ESTRELAS LBF 2022

Domingo, 19 de junho, a partir das 9h
Desafios a partir de 12h; Jogo a partir das 14h
Arena Carioca 1, Parque Olímpico da Barra
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos gratuitos disponíveis a partir desta quinta, 2/6