Catarinenses e paulistas têm decisão neste domingo (Pedro Teixeira/LBF)

KTO/Blumenau e Ituano Basquete fazem neste domingo (22/8), a partir das 14 horas, com transmissão ao vivo da TV Cultura, o terceiro confronto das Finais da LBF 2021. O time paulista tem 2 a 0 na série e, se vencer novamente,  conquistará o título inédito. A equipe catarinense, que jogará em casa, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC), precisa vencer para estender a decisão para o jogo 4, na terça-feira (24, 18h), também em Santa Catarina.

Desde que as Finais da LBF passaram a ser decididas por série melhor de cinco jogos, em 2016, quatro jogos 3 foram realizados. Relembre como foram cada um deles:

2016 – Fora de casa, Corinthians/Americana prolonga a série e mantém vivas esperanças de título

Damiris fez 20 pontos no Jogo 3 de 2016 (Biaman Prado/Arquivo)

Em 24 de abril de 2016, na primeira final decidida em série de cinco jogos, o Corinthians/Americana chegou ao terceiro jogo obrigado a vencer. Iziane havia comandado o Sampaio Basquete a duas vitórias em São Paulo, na casa do rival, e tinha a primeira chance de conquistar o troféu inédito em casa. Mas Damiris, com 20 pontos, foi a principal responsável pela vitória paulista por 60 a 52, diminuindo a diferença e prolongando a série. No encontro seguinte, dois dias depois, não teve jeito. Vitória do Sampaio por 78 a 50 e título maranhense.

2017 – O mesmo Corinthians/Americana vira a série e fica mais próximo do título

Corinthians/Americana de Brandie Baker virou a série no Jogo 3 e ficou mais perto do título em 2017 (João Pires/LBF – Arquivo)

A Uninassau quebrou o mando de quadra do Corinthians/Americana no primeiro jogo, que igualou a série no segundo confronto. No terceiro jogo, em 28 de abril de 2017, no Recife, as paulistas tiveram reação heroica no último período, quando Damiris fez 12 pontos (29 no jogo todo) e protagonizou a virada por 80 a 68. A Uninassau ainda venceria o jogo 4, forçando o último e decisivo jogo, mas o título seria das americanenses.

2018 – Sampaio Basquete abre vantagem sobre Vera Cruz Campinas

(Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete)

Após dois jogos em Campinas (SP) com uma vitória para cada lado, Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas se encontraram em São Luís (MA) no dia 27 de maio de 2018 para o terceiro jogo da decisão. Com mais de 5 mil torcedores na arquibancada, o tricolor maranhense contou com 16 pontos e 9 rebotes da armadora norte-americana Briahanna Jackson para vencer por 55 a 50 e ficar a um novo triunfo do título. Mas ele não veio. Comandado por Melisa Gretter – eleita a MVP das Finais, o time paulista venceu os dois jogos seguintes e foi campeão pela primeira vez.

2019 – Glória tricolor com o bi do Sampaio

(Matheus Marques/Sampaio Basquete)

Na segunda decisão seguida entre Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas, a história foi totalmente diferente. A Bolívia Querida venceu os dois primeiros jogos em São Paulo e chegou para o jogo 3 com a primeira chance de conquistar o bi – e, desta vez, não desperdiçou. Em 22 de agosto de 2019, empurrado pelas mais de 2.500 pessoas presentes no Costa Rodrigues, derrotou novamente o time campineiro, por 76 a 70, e levantou a taça, tendo Tainá Paixão como a MVP das Finais.


Antes ainda, apenas um jogo três havia sido registrado na história das finais. Foi na temporada 2014/2015, quando o título ainda era decidido em até três confrontos. Na ocasião, o ADCF Unimed/Americana-SP, recheado de estrelas como Damiris, Clarissa, Ariadna, Karla e Babi, derrotou o América Recife-PE, de Érika de Souza, Adrianinha, Nadia, Tamera Young e Tati Pacheco por 79 a 77, e fechou a série em 2 a 1 para faturar seu terceiro título da LBF.

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, as parcerias da Espaçolaser e da Patriani, e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.

FINAIS LBF 2021

* Série melhor de CINCO jogos

 

(#1) Ituano Basquete 2×0 KTO/Blumenau (#7)

Jogo 1 – 15/8, 14h, Ginásio Ditinho Xavier, Itu-SP

ITU 66×55 BLU

 

Jogo 2 – 17/8, 19h30, Ginásio Ditinho Xavier, Itu-SP

ITU 65×57 BLU

 

Jogo 3 – 22/8, 14h, TV Cultura

Ginásio Galegão, Blumenau-SC

 

*Se necessário: Jogo 4 – 24/8, 18h, TV Cultura

Ginásio Galegão, Blumenau-SC

 

*Se necessário: Jogo 5 – 29/8, 14h, TV Cultura

Ginásio Ditinho Xavier, Itu-SP