23 de dezembro de 2022

O Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Temporada é novamente dela! Atleta mais eficiente da LBF 2022, Thayná, ala da Sodiê Doces/Mesquita/LSB, foi eleita pela Liga de Basquete Feminino a MVP da competição pelo segundo ano seguido.

Além do principal destaque individual, a ala de 1,80m e 26 anos conquistou mais duas premiações, sendo a cestinha da temporada, com 23,3 pontos de média, e entrando para o Quinteto Ideal da Liga.

“O que dizer desse prêmio?! Foi uma temporada maravilhosa, de muita experiência boa, mesmo com a lesão antes de o campeonato acabar. Hoje estou em recuperação, graças a Deus, e esses troféus me motivam cada vez mais a jogar o meu basquete”, resumiu a MVP.

Thayná chegou em 2022 como a atual MVP e seguiu fazendo jus ao título com estatísticas expressivas. A ala da Sodiê Doces/Mesquita/LSB também foi a líder em eficiência (25,9 pontos), no aproveitamento (57,9%) e na média das bolas de dois pontos convertidas (6,4 por jogo). Foi a terceira da liga em rebotes (10,3), roubos de bola (2,7) e a vice-líder em lances livres (4,2) convertidos.

Em abril, Thayná fez 40 anos, marca que não aparecia há 9 anos (Dikran Jr/Sodiê Mesquita LSB)

De quebra, anotou por duas vezes o recorde de pontos da temporada. Primeiro, em abril, quando fez 40 sobre o Bebidas Poty/ Tietê/ BAX Catanduva, marca que não era registrada há nove anos na liga. Depois, em maio, entrou de vez para a história ao marcar 46 pontos na vitória por 105 a 49 sobre a Pró-Esporte/Sorocabanovo recorde da história da LBF e novo recorde de eficiência (51).

A ótima fase da ala, convocada para o mundial 3x 3 e para o Jogo das Estrelas, foi interrompida na partida seguinte, com a lesão no tornozelo esquerdo diante do SESI Araraquara, que a tirou da temporada, mas não apagou a presença vultosa da carioca na LBF. Foram quatro jogos com mais de 30 pontos, dois na casa dos 40, 8 duplos-duplos e cinco troféus GOL de Melhor Jogadora da Partida.

“Ansiosa para 2023. Estou feliz demais e grata por tudo e todos que estão comigo. Essa conquista é nossa, equipe. Obrigada! 1, 2, 3 BOLO!”, completa Thayná, citando o grito de guerra da Sodiê Doces/Mesquita/LSB, em alusão ao patrocinador.

Maio histórico

Thayná é aclamada ao receber um de seus cinco troféus GOL de MVP da Partida (Dikran Jr/Sodiê Mesquita LSB)

O mês de maio, que culminou com a atuação recorde sobre as sorocabanas, já havia trazido grandes atuações da ala. No dia 12, Thayná comandou a vitória da Sodiê Doces/Mesquita/LSB por 85 a 75 sobre o Sampaio Basquete, com 34 pontos, 14 rebotes e um novo recorde em eficiência: 48. Foi o segundo ano seguido que a equipe fluminense venceu o futuro campeão da temporada em seus domínios.

No dia 21, contra o Vera Cruz Campinas, a ala chegou ao milésimo ponto da carreira em apenas três anos na liga e 48 jogos, a segunda mais rápida a atingir a marca milenar – atrás apenas de Iziane, que precisou de um jogo a menos (47) entre 2011 e 2014.

Revelação da LBF em 2018, atuando pelo São Bernardo/Brazolin/Unip, a atual camisa 26 da Sodiê Doces/Mesquita/LSB registra a melhor média da história da LBF, com 21,1 pontos em 51 partidas. Com 1.077 pontos totais, já é a 35ª maior pontuadora absoluta da história da liga.

Thayná segue fazendo história na LBF (Diego Maranhão/Sodiê Mesquita LSB)

A LBF 2022 começou em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e terminou em 20 de agosto, com o título do Sampaio Basquete sobre o Vera Cruz Campinas – o terceiro da história do tricolor maranhense. A competição contou com dez equipes de cinco estados do país e teve 108 partidas no total –  90 na fase de classificação  18 nos playoffs, incluindo as Finais.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, o sportv como emissora das Finais, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.

LBF 2022 – MVP GOL LINHAS AÉREAS

THAYNÁ – SODIÊ DOCES/MESQUITA/LSB

Médias

Pontos: 23,3 (1ª da LBF)/ Rebotes: 10,3 (3ª da LBF)/ Assistências: 2,8/ Eficiência: 25,9 (1ª da LBF)/ Minutos: 32,9/ 2 pontos: 57,9% (1ª da LBF)/ 3 pontos: 32%