20 de dezembro de 2022

(Montagem sobre fotos de João Marcos, Dikran Jr, Jorge Bevilacqua e João Pires)

Quatro equipes diferentes – com destaque para o campeão Sampaio Basquete, que emplacou duas atletas – estão representadas no Quinteto Ideal da LBF 2022.

A seleção foi escolhida por meio de votação entre os treinadores das dez equipes e representantes de sites e perfis que cobriram a temporada. Confira a lista:

TAINÁ PAIXÃO – SAMPAIO BASQUETE

Paixão, a MVP das Finais 2022 (3PW Studio/LBF)

Médias

Pontos: 14,9/ Rebotes: 4,9/ Assistências: 4,1/ Eficiência: 15,2/ Minutos: 31,5/ 2 pontos: 44,3%/ 3 pontos: 36,5%

Campeã e MVP das Finais pela segunda vez na carreira, Paixão foi fundamental na conquista do tricampeonato para o Sampaio Basquete.

Atuando em 16 das 25 partidas da campanha vitoriosa, a ala/armadora foi a cestinha da equipe, em média, com 14,9 pontos por jogo. Foi por quatro vezes a Melhor Jogadora da Partida GOL Linhas Aéreas – duas delas na decisão, sobre o Vera Cruz Campinas, quando produziu 20,3 pontos, 7,3 rebotes e 4 assistências.

No jogo 1 das semifinais sobre Santo André (29 pontos) e na primeira partida das Finais (28), Tainá teve as melhores pontuações em nove temporadas na LBF. Ela entra na seleção da liga pelo segundo ano seguido – também foi eleita em 2021, quando atuava pelo SESI Araraquara. Em agosto, foi decisiva na conquista do sul-americano pela seleção brasileira, em revanche sobre as argentinas.

 

LEILA – UNISOCIESC/BLUMENAU

Leila em ação pelo Jogo das Estrelas LBF 2022 (João Pires/LBF)

Médias

Pontos: 17 (2ª da LBF)/ Rebotes: 5,1/ Assistências: 4,7/ Eficiência: 17/ Minutos: 35,9 (5ª da LBF)/ 2 pontos: 50% (5ª da LBF)/ 3 pontos: 40,2%

Principal cestinha da equipe de Santa Catarina, com 17 pontos por jogo, Leila teve a segunda melhor média do campeonato, ao lado de Sassá de Santo André, entre atletas que disputaram pelo menos metade das partidas da equipe. Também neste critério, teve o melhor aproveitamento das bolas de três do campeonato, com 40,2%.

A melhor temporada em 11 anos da ala teve sete partidas na casa dos 20 pontos, incluindo os 27 contra o Sampaio Basquete, em maio, e os 31 pontos em junho, contra o SESI Araraquara, seu recorde pessoal.

Leila também foi eleita a Melhor Jogadora da Partida GOL Linhas Aéreas por duas ocasiões. A ótima temporada rendeu convocações ao Jogo das Estrelas, realizado no Rio de Janeiro, e ao Sul-Americano de Seleções, que terminou com título brasileiro na Argentina, em agosto.

 

THAYNÁ – SODIÊ DOCES/MESQUITA/LSB

Thayná fez história novamente em 2022 (Dikran Jr/Sodiê Mesquita LSB)

Médias

Pontos: 23,3 (1ª da LBF)/ Rebotes: 10,3 (3ª da LBF)/ Assistências: 2,8/ Eficiência: 25,9 (1ª da LBF)/ Minutos: 32,9/ 2 pontos: 57,9% (1ª da LBF)/ 3 pontos: 32%

Thayná entrou na temporada como a atual MVP da LBF e seguiu fazendo jus ao título. A ala da Sodiê Doces/Mesquita/LSB foi a cestinha da temporada (23,3 pontos), a líder em eficiência (25,9 pontos), no aproveitamento das bolas de dois pontos (57,9%) e a terceira em rebotes (10,3). De quebra, anotou por duas vezes o recorde de pontos da temporada.

Primeiro, em abril, quando fez 40 sobre o Bebidas Poty/ Tietê/ BAX Catanduva, marca que não era registrada há nove anos na liga. Depois, em maio, entrou de vez para a história ao marcar 46 pontos na vitória por 105 a 49 sobre a Pró-Esporte/Sorocaba – recorde de pontos da história da LBF e novo recorde em eficiência (51).

A ótima fase da ala, convocada para o mundial 3×3 e para o Jogo das Estrelas, foi interrompida na partida seguinte, com a lesão no tornozelo esquerdo diante do SESI Araraquara, que a tirou da temporada, mas não apagou mais uma presença brilhante da carioca na LBF. Foram quatro jogos com mais de 30 pontos, dois na casa dos 40 e cinco troféus GOL de Melhor Jogadora da Partida. É a segunda temporada seguida que a ala entra para a seleção da temporada.

SASSÁ – SANTO ANDRÉ

Sassá brilhou e comandou Santo André na LBF (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

Médias

Pontos: 17 (2ª da LBF)/ Rebotes: 9,8/ Assistências: 2,3/ Eficiência: 20,7 (2ª da LBF)/ Minutos: 34/ 2 pontos: 48,3%/ 3 pontos: 30,8%

A segunda temporada de Sassá após o hiato de quatro anos fora da Liga foi a melhor da ala/pivô. Cestinha da equipe e segunda da liga em média, foi uma das líderes da campanha do semifinalista Santo André.

Cinco vezes MVP da Partida GOL Linhas Aéreas, Sassá liderou a liga em duplos-duplos, com 12 jogos anotando dois dígitos em pontos e rebotes. Vice-líder em eficiência, com 20,7 por jogo, marcou mais de 20 pontos por doze vezes, quebrando seu recorde pessoal por três jogos seguidos em abril, culminando nos 25 pontos contra o Unisociesc/Blumenau – que seriam repetidos em maio, contra a Sodiê Doces/Mesquita/LSB.

Considerando o total de pontos, no entanto, ninguém marcou mais do que Sassá em 2022: foram 391 pontos em 23 partidas – sete jogos a mais que Thayná. A ótima temporada rendeu convocação para o mundial 3×3, fazendo com que a atleta fosse ausência sentida no Jogo Das Estrelas, em junho. Em agosto, Sassá foi campeã sul-americana pela seleção, ao lado de Leila e Tainá Paixão.

 

GABI GUIMARÃES – SAMPAIO BASQUETE

Gabi foi peça importante no título do tubarão (João Marcos/Sampaio Basquete)

Médias

Pontos: 12,7/ Rebotes: 10/ Assistências: 1,4/ Eficiência: 18,5/ Minutos: 25,9/ 2 pontos: 55,6%/ 3 pontos: 35,7%

Completando a seleção da LBF 2022, a jogadora mais eficiente do campeão Sampaio. Gabi Guimarães teve 18,5 no quesito, somados nas 24 partidas que disputou. A ala/pivô foi apenas uma de cinco atletas a terminar o campeonato com duplo-duplo de média, entre aquelas que disputaram ao menos metade das partidas da temporada.

Peça fundamental no esquema campeão de Rodrigo Galego desde o início da campanha, Gabi saiu de quadra como a melhor da partida por seis vezes – marca superada apenas por Aline, do SESI Araraquara. A ótima temporada rendeu convocação para o mundial 3×3, fazendo com que a atleta fosse ausência sentida no Jogo Das Estrelas, em junho.

Temporada terminou com o tricampeonato do Sampaio Basquete (3PW Studio/LBF)

A LBF 2022 começou em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e terminou em 20 de agosto, com o título do Sampaio Basquete sobre o Vera Cruz Campinas – o terceiro da história do tricolor maranhense. A competição contou com dez equipes de cinco estados do país e teve 108 partidas no total –  90 na fase de classificação e 18 nos playoffs, incluindo as Finais.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, o sportv como emissora das Finais, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.

LBF 2022 – QUINTETO IDEAL

Votação com treinadores e representantes de sites e perfis que cobriram a temporada

Tainá Paixão (Sampaio Basquete) – 21 votos

Sassá (AD Santo André) – 14 votos

Gabi Guimarães (Sampaio Basquete) – 12 votos

Leila (Unisociesc/Blumenau) – 11 votos

Thayná (Sodiê Doces/Mesquita/LSB) – 10 votos