7 de abril de 2024

Atletas comemoram vitória contra Santo André, em 30 de março (📸 João Marcos)

Com uma rodada de antecedência, o Sampaio Basquete conquistou o primeiro turno da LBF CAIXA 2024. A confirmação veio neste domingo, 7, quando o tricolor derrotou o Unimed Campinas por 73 a 58, no interior de São Paulo.

Apesar de estar na segunda posição da tabela de classificação atrás do SESI Araraquara, com 17 pontos, a Bolívia Querida terminará o turno à frente do seu algoz nas Finais de 2023 mesmo ainda se perder na quarta-feira, contra o Corinthians. Isto porque, com o ponto somado, igualará a campanha do rival paulista, que já disputou seus 10 jogos no turno, mas o ultrapassará por ter vencido o confronto direto entre ambos – em 23 de março, vitória do tubarão por 68 a 59.

Confira a classificação da LBF CAIXA 2024

O grupo treinado por Bruno Guidorizzi tem oito vitórias em nove jogos (88,9% de aproveitamento) e fechou o mês de março como o único clube invicto na temporada, com 7 vitórias seguidas – só foi perder na última sexta, no último minuto, para o Ituano.

Sassá, que lidera o ataque tricolor: “Nosso ponto forte é o coletivo”(📸 João Marcos)

A campanha é bem distribuída entre o elenco. Sassá lidera a pontuação, com média de 14 pontos por partida, seguida por Iza Sangalli, com 12 pontos por jogo, e Cacá, que tem 11,4. Sangalli e Sassá figuram no top-1o da competição em rebotes, na 9ª e 10ª posições, com médias de 8,7 e 8,6, respectivamente. Já Cacá e Alana estão no top-10 de assistências, em 7º e 8º lugares, com médias de 5,3 e 5,2.

Sangalli lidera a LBF CAIXA nos roubos de bolas, com 33 no total e 3,7 por jogo. É dela também o recorde na estatística em uma partida, quando teve 9 bolas recuperadas na vitória esmagadora sobre o BAX Catanduva em 18 de março, por 99 a 40. Na ocasião, a camisa 77 registrou a segunda melhor atuação em eficiência da temporada até hoje, superada apenas por Gabi Guimarães, do Ituano, em 26 de março.

A ala/pivô Sassá e o treinador Bruno Guidorizzi são unânimes em apontar o principal mérito da ótima campanha: o conjunto tricolor.

“Acredito que nosso grupo, em si, é muito eficiente. Não tem tempo ruim – se uma não está tão bem, tem outra no mesmo nível técnico ou até melhor para manter o equilíbrio do jogo. Eu acredito que o nosso ponto forte é o jogo em equipe, o coletivo. Sem dúvida, o ‘jogar juntas’ está fazendo a gente se destacar”, diz Sassá, que está em sua primeira temporada na equipe.

“A nossa força está no grupo, que se complementa, tem várias funções e distribui com várias armas durante o campeonato”, completa o treinador Bruno Guidorizzi, que também aponta o trabalho defensivo como crucial.

“Mas as nossas vitórias vieram, principalmente, quando a gente defendeu de forma consistente. Não à toa nossa defesa é a melhor do campeonato (54,5 pontos sofridos por jogo) e a gente também tem cuidado melhor da bola. Somos a equipe que menos erra do campeonato (10,9 por jogo) e que tem o melhor indíce de assistências por erros (1,99%). São números bem relevantes, que mostram a força da coletividade do grupo. Tivemos bastante jogadoras que se destacaram a cada partida, então temos uma força muito grande no elenco e é nisso que a gente está apostando”, finaliza o comandante.

A bela campanha também classificou o Sampaio para a disputa da Copa LBF, torneio inédito que acontecerá nos dias 17 e 18 de maio em Araraquara (SP), reunindo os quatro primeiros colocados do primeiro turno.

Bruno Guidorizzi conduz bom trabalho do Sampaio neste início de LBF CAIXA (📸 João Marcos)

O tricampeão da LBF CAIXA ainda terminará sua participação no turno nesta quarta-feira, 10, quando visitará o Corinthians às 20 horas de Brasília, no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), com entrada gratuita e as transmissões ao vivo dos canais do UOL e do imirante no YouTube.

LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios oficiais de Eletrobras e Renata e tem a Wilson como bola oficial, a TV Brasil como emissora oficialsportv como emissora dos playoffsUOL, o ge.com/EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o apoio da Udiaço e da Winner Sports e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.